O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um [color=blue]comunicado urgente nesta quarta-feira[/color] alertando os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) sobre um golpe que vem sendo aplicado de maneira recorrente contra pessoas que dependem deste auxílio.
O órgão pede que os cidadãos [color=red]redobrem a atenção[/color] e tomem as devidas precauções para evitar serem vítimas de criminosos.
Como Funciona o Golpe?
Criminosos entram em contato com os beneficiários por meio de mensagens no WhatsApp ou SMS, alegando que a vítima teria direito a um valor de R$ 1.412.
Esses falsos comunicados são feitos com o [color=gree]intuito de obter dados pessoais e bancários das vítimas[/color], possibilitando o roubo de informações sensíveis.
O foco dos criminosos são pessoas de baixa renda, principalmente idosos e indivíduos com deficiência, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Devido à sua condição financeira vulnerável, essas pessoas se tornam alvos mais fáceis para os golpistas.
Como Se Prevenir?
Para evitar cair em armadilhas, siga estas dicas essenciais:
Desconfie de mensagens não solicitadas ou de remetentes desconhecidos.
Jamais forneça seus dados pessoais ou bancários sem verificar a origem da solicitação.
Entre sempre em contato diretamente com o INSS, utilizando canais oficiais como o número 135.
Evite clicar em links desconhecidos ou suspeitos.
Denuncie qualquer tentativa de golpe às autoridades competentes.
Como Denunciar?
Se você receber mensagens suspeitas ou identificar que está sendo vítima de uma tentativa de golpe, o INSS disponibiliza o número 135 para que a denúncia seja registrada.
Também [color=blue]é possível utilizar o portal Meu INSS para relatar a situação[/color]. Além disso, recomenda-se fazer um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia.
Atenção: a prevenção começa com a cautela. Fique atento e compartilhe estas informações com familiares e amigos que também possam ser beneficiários do BPC/Loas.
Gente, sério isso? Eu recebo o BPC/Loas e tô com medo de cair nesse golpe. Já recebi umas mensagens estranhas no WhatsApp falando de um valor que eu teria pra sacar. Alguém sabe como faço pra confirmar se é real?
Não se preocupa, isso aí parece mesmo ser golpe. Recomendo ligar direto no INSS (135) para confirmar sobre a veracidade. Se eu fosse você, não clicaria em nenhum link dessas mensagens e já denunciaria!
É assustador mesmo, @Andre, mas infelizmente esses criminosos conseguem informações de várias formas, às vezes até vazamentos de dados em empresas.
Por isso é sempre importante manter seus dados bem protegidos e não fornecer informações sensíveis em sites ou apps que não sejam confiáveis. Outra dica: nunca ignore a autenticação em dois fatores nos aplicativos, ajuda bastante na segurança!
E complementando: não basta só a autenticação em dois fatores, mas também é bom usar senhas diferentes para cada serviço.
Outra coisa que ajuda muito é verificar sempre os canais oficiais antes de qualquer ação. Se o INSS tem algo importante pra falar, nunca será por WhatsApp ou SMS sem antes publicar nos canais oficiais deles.