Pente-fino em benefícios: Lula revela quem será afetado; confira os detalhes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxe novas informações sobre o pente-fino nos programas sociais, em entrevista a uma rádio de Goiânia.

O processo de revisão de benefícios, que já está em andamento, preocupa milhões de brasileiros que dependem do Bolsa Família, Auxílio-gás nacional e outros programas do governo federal.

Lula reforçou a importância dessa ação para retirar da lista de beneficiários quem já não precisa da ajuda governamental.

O que é o pente-fino?

:magnifying_glass_tilted_right: O pente-fino é um processo de auditoria que visa revisar os cadastros de beneficiários, identificando possíveis irregularidades.

A operação pode resultar em suspensões, bloqueios ou até mesmo cancelamentos de benefícios.

Esse procedimento já atingiu milhões de brasileiros, especialmente aqueles que se cadastraram como famílias unipessoais.

Declarações de Lula

:speech_balloon: Segundo o presidente, o pente-fino é uma ferramenta fundamental para assegurar que apenas aqueles que realmente precisam de assistência continuem recebendo os benefícios. Lula destacou que o objetivo do governo é que as pessoas saiam desses programas ao conseguir emprego e melhorarem sua condição financeira.

“O que a gente tem que fazer de tempos em tempos? Você tem que fazer o que nós chamamos de operação pente-fino, para a gente saber se as pessoas que perderam o direito ao benefício estão recebendo”, disse Lula.

Inscrição no CadÚnico

:fountain_pen: Lula também enfatizou que, embora o governo federal seja responsável pelos pagamentos, o processo de inscrição nos programas sociais é gerido pelas prefeituras através do sistema CadÚnico.

Manter os dados atualizados é essencial para evitar a exclusão do programa durante o pente-fino.

Pente-fino do INSS

O pente-fino também está em vigor no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que mais de 45 mil brasileiros foram pegos no processo de revisão dos benefícios, especialmente no caso do auxílio-doença.

Beneficiários que voltaram a trabalhar sem comunicar ao INSS continuam recebendo o auxílio de forma indevida, o que é considerado fraude.

“Se a pessoa ficou boa, não há por que continuar recebendo o auxílio-doença”, destacou o ministro.

Como consultar sua situação?

:mobile_phone_with_arrow: O INSS disponibilizou uma ferramenta no aplicativo Meu INSS para que os beneficiários verifiquem se estão incluídos no pente-fino.

Para isso, basta acessar o aplicativo, clicar na opção de revisão do BPC e inserir o CPF. Não é necessário login e senha para essa consulta rápida.

• Beneficiários com mais de 4 anos sem atualização no CadÚnico estão na mira do pente-fino.
6 curtidas

Pessoal, estou muito preocupado com esse pente-fino do Bolsa Família. Alguém sabe como funciona e quem pode ser afetado? Tô com medo de perder meu benefício.

8 curtidas

Eu também tô super preocupada com isso! Pelo que vi, eles estão revisando principalmente as famílias unipessoais. Eu moro sozinha e tô com receio de ser cortada. Alguém aqui foi afetado ou conhece alguém que foi?

8 curtidas

pelo que entendi, o pente-fino é focado nas pessoas que não atualizaram o CadÚnico ou que, de acordo com os dados do governo, já conseguiram emprego ou não precisam mais do benefício. Se você mantém suas informações certinhas, acho que não precisa se preocupar tanto.

7 curtidas

Eu atualizo o meu CadÚnico sempre, mas mesmo assim estou com medo. Alguém sabe como verificar se estou na lista do pente-fino? Tem como fazer isso pelo site do governo?

5 curtidas

sim! Dá pra consultar no aplicativo Meu INSS ou no site do CadÚnico. Tem uma seção específica pra revisão do BPC. Você só precisa colocar seu CPF e já vai saber se está sendo revisada. Eu fiz isso semana passada e não tive problema.

7 curtidas

Gente, só pra reforçar o que já falaram: manter o CadÚnico atualizado é fundamental! O governo disse que só vai chamar quem não fez isso nos últimos 4 anos. Eu sempre faço no começo do ano pra não ter dor de cabeça.

5 curtidas

Alguém aqui sabe se esse pente-fino vai continuar por muito tempo? Eu estou desempregada e preciso do Bolsa Família pra me sustentar. Não sei o que faria se cortassem agora

8 curtidas

Será que eles consideram a pessoa ter um emprego temporário como critério pra cortar o benefício? Eu tô fazendo bicos e tenho medo de que isso me prejudique no pente-fino.

8 curtidas

O pente-fino já está rolando há um bom tempo, mas parece que o ritmo diminuiu um pouco. O próprio Lula disse que a ideia é manter o programa só pra quem realmente precisa. Se você tá desempregada e com tudo certinho no cadastro, acredito que tá segura.

@helenacarvalho, geralmente, o que eles olham é se a pessoa tem uma renda estável e suficiente pra se sustentar sem o auxílio. Se os bicos não garantem uma renda contínua e você ainda se enquadra nos critérios do Bolsa Família, talvez não tenha problemas. Mas, de qualquer forma, vale a pena sempre atualizar seu cadastro e informar sua situação atual.

7 curtidas