Como regularizar o cadastro do Bolsa Família para evitar bloqueios?

Meu benefício do Bolsa Família foi bloqueado. Como posso regularizar meu cadastro e evitar futuros bloqueios?

12 curtidas

Olha, para evitar o bloqueio ou suspensão do benefício, você deve agir o quanto antes para evitar ficar sem a grana do benefício. Você deve procurar o Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) mais próximo e apresentar um recurso no Sistema de Condicionalidades (Sicon).

Mas lá no CRAS eles devem te explicar melhor os procedimentos padrões do Bolsa-Família para evitar bloqueio. Vá o quanto antes!

12 curtidas

Eu já passei por isso, e uma coisa que ajudou muito foi manter todos os meus documentos atualizados.

É muito importante ter o CPF, RG e comprovante de residência em dia, pois qualquer divergência pode causar o bloqueio do benefício. Quando fui ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), eles me explicaram que qualquer mudança de endereço, estado civil ou composição familiar precisa ser informada imediatamente.

Eu recomendo também visitar o site oficial do Bolsa Família para verificar se há alguma pendência no cadastro. Isso pode te poupar uma ida desnecessária ao CRAS.

11 curtidas

É possível ver a situação do seu Bolsa Família pelo aplicativo! E entender se você já teve bloqueado ou se precisa regularizar alguma informação para manter o recebimento do benefício.

8 curtidas

Olha, até onde eu sei, vc tem que ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade e levar alguns documentos para regularizar a situação. Entre eles estão:

Para atualizar as informações do seu cadastro, você precisará apresentar alguns documentos, como:

• Documento de identidade (RG ou CNH);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência atualizado (conta de luz, água, telefone, etc.);
  • Comprovante de renda de todos os membros da família (holerites, contracheques, extratos bancários, etc.);
  • Carteira de trabalho (se for o caso);
  • Certidão escolar dos filhos (se for o caso);
  • Comprovante de acompanhamento médico (se for o caso).

Aí depois disso vai para a análise do governo se você volta a receber os Benefícios Sociais ou não

11 curtidas

@rafaelapinto vc sabe dizer quanto tempo demora para regularizar a situação??

11 curtidas

Na maioria das vezes, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização. Porém, caso ocorra o cancelamento pode levar até três meses (90 dias) para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.

Por isso é importante que vc vá atrás o quanto antes!

11 curtidas

Veja alguns assuntos relacionados ao tema Bolsa-Família aqui:

12 curtidas