Estou precisando de assistência financeira e ouvi falar do programa Bolsa Família. Como posso me inscrever neste programa? Quais são os critérios de elegibilidade e documentos necessários?
Eu já precisei de uma ajuda extra e o Bolsa-Família foi um suporte importante. Pra se inscrever, tu vai precisar ir até o CRAS da tua cidade e conversar com os assistentes sociais. Eles vão te explicar tudo sobre os critérios de elegibilidade, mas geralmente é pra famílias com renda bem baixa. Não esquece de levar contigo documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
Até onde eu sei, para fazer parte do Bolsa Família, é preciso seguir os critérios abaixo:
- É necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais. A inscrição pode ser feita em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município, levando os seguintes documentos:
- Documento de identidade (RG ou carteira de trabalho) para todos os membros da família;
- CPF ou Título de Eleitor para todos os membros da família com 16 anos ou mais;
- Certidão de nascimento para crianças e adolescentes;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de renda de todos os membros da família (se houver).
2. Critérios de elegibilidade:
- Famílias com renda mensal per capita de até R$ 210,00:
- Famílias com renda mensal per capita entre R$ 210,00 e R$ 400,00 também podem ser elegíveis, desde que cumpram outras condições, como ter crianças ou adolescentes na escola e gestantes fazendo o acompanhamento pré-natal.
Apenas um adendo, em 2024 o valor mínimo mudou. Para ter direito ao Bolsa Família, a renda mensal familiar deve ser de até R$ 218 por pessoa . Para o cálculo, soma-se a renda total da família e divide-se pelo número de membros. Caso o valor fique abaixo dos R$ 218, a família está elegível ao benefício.
Vou me repetir, mas é mais ou menos isso aí que a galera falou. Se tu tá precisando de uma ajuda financeira, o Bolsa Família pode ser uma opção. Pra se inscrever, procura o CRAS da tua cidade e fala com os assistentes sociais. Eles vão te orientar sobre os critérios de elegibilidade e os documentos necessários. Geralmente, tu precisa ter uma renda familiar baixa e estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) do governo. Leva contigo documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Boa sorte!
Dá uma lida nesse tópico, pode te esclarecer várias questões: