Caixa Libera Empréstimo Exclusivo: Saiba Como Solicitar

A Caixa Econômica Federal iniciou a liberação de empréstimos especiais para titulares do Bolsa Família.

O objetivo desse crédito é proporcionar uma oportunidade para que beneficiários possam investir em seus próprios negócios, contribuindo para a geração de renda e autonomia financeira das famílias.

A iniciativa faz parte do Programa Progredir, criado para estimular o empreendedorismo e fortalecer a economia familiar.

Como Funciona o Empréstimo?

Através do Programa Progredir, a Caixa oferece até 40% do valor do benefício do Bolsa Família como empréstimo, permitindo que os beneficiários possam começar um pequeno negócio, como um Microempreendedor Individual (MEI).

Além de ser uma alternativa de crédito com condições exclusivas, o programa busca preparar as famílias para uma futura independência do auxílio governamental.

Requisitos para Solicitar o Empréstimo

Para solicitar o empréstimo, o beneficiário precisa seguir alguns passos importantes:

• Estar com os dados atualizados no CadÚnico;
  • Passar pela análise de crédito da Caixa, que avalia a capacidade de pagamento do solicitante;
  • Apresentar documentos obrigatórios, como RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Comprovante de Residência.

Em alguns casos, a Caixa pode solicitar a presença de um fiador, que será responsável pelo pagamento em caso de inadimplência.

Vantagens do Programa Progredir

Este programa oferece uma alternativa de crédito com benefícios adicionais para os titulares do Bolsa Família, como:

• Possibilidade de empreender e abrir um negócio próprio;
  • Crédito de até 40% do valor do benefício;
  • Suporte para formalização como MEI, promovendo inclusão no mercado de trabalho formal.

Como Solicitar?

O processo para solicitação pode ser iniciado de forma simples:

1. Acesse o site oficial do Programa Progredir.
  2. Reúna os documentos necessários.
  3. Solicite o empréstimo diretamente com a Caixa Econômica Federal.

Com o empréstimo em mãos, os beneficiários podem investir em pequenas iniciativas empreendedoras, gerando renda adicional e se distanciando da dependência do programa de assistência social.

Essa iniciativa da Caixa busca não apenas oferecer um empréstimo, mas também transformar vidas através da independência financeira e do empreendedorismo.

7 curtidas

Esse empréstimo do Bolsa Família parece interessante, mas alguém sabe se o valor do benefício diminui depois que você pega o empréstimo? Tipo, os 40% do benefício saem direto para pagar o empréstimo ou é um valor à parte que a Caixa libera?

8 curtidas

Alguém aqui já pegou esse empréstimo? Estou com dúvidas sobre essa parte do fiador. Não conheço muita gente que pode ser fiador pra mim. A Caixa realmente exige isso pra todo mundo ou é só em alguns casos?

8 curtidas

@JonathanDalfior , pelo que eu entendi, o valor do benefício em si não diminui. A Caixa libera até 40% do valor do benefício como crédito extra. Então, você continua recebendo o Bolsa Família normalmente, mas tem que pagar o empréstimo, que vai ser descontado de outras formas. O ideal é você usar esse crédito para abrir um negócio e aumentar a renda familiar!

Eu já tentei pegar esse empréstimo e, no meu caso, eles não pediram fiador. Acredito que depende da sua análise de crédito. Se você tiver um histórico estável, talvez nem precisem de fiador. Mas se eles acharem que há algum risco de você não conseguir pagar, aí sim podem pedir um.

7 curtidas

Gente, alguém aqui sabe como faço pra atualizar meu CadÚnico? Não sabia que era obrigatório estar atualizado pra conseguir o empréstimo. Será que tem como fazer pela internet ou preciso ir em algum lugar específico?

8 curtidas

@kaioalmeida, a atualização do CadÚnico pode ser feita em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade. Não dá pra fazer tudo pela internet, infelizmente. Tem que ir lá presencialmente e levar os documentos de todos os membros da família. Dá uma olhada na prefeitura da sua cidade pra ver onde fica o CRAS mais perto!

7 curtidas

Se eu pegar esse empréstimo e não conseguir pagar, o que acontece? Eles cortam o Bolsa Família ou tem outro tipo de penalidade?

5 curtidas

Não vão cortar o Bolsa Família se você não pagar o empréstimo, mas pode complicar sua vida financeira. Seu nome pode ir para o SPC/Serasa, o que dificulta muito conseguir crédito no futuro. E se você tiver um fiador, ele vai acabar sendo responsável pelo pagamento, então é bom planejar bem antes de pegar o empréstimo!

6 curtidas