Com a chegada de outubro, os beneficiários do Bolsa Família devem estar atentos às novas regras que impactam diretamente o valor e a elegibilidade do benefício.
A mudança nas regras, implementada no ano passado, alterou significativamente o programa, afetando milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Quem Tem Direito ao Bolsa Família?
Para participar do programa, é necessário:
Inscrição no Cadastro Único: A inscrição deve ser feita por uma pessoa maior de 16 anos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.
Renda Familiar: A renda por pessoa na família não pode ultrapassar R$ 218. Porém, benefícios sociais (exceto o BPC - Benefício de Prestação Continuada) não são contabilizados como renda.
Esses critérios garantem que as famílias mais necessitadas possam ser incluídas no programa, desde que haja orçamento público disponível para tal.
Valores do Bolsa Família em Outubro
O valor-base do Bolsa Família em outubro será de R$ 600 por família, mas existem adicionais para famílias com crianças, jovens e gestantes, conforme detalhado abaixo:
Benefício Adicional
Valor
Crianças de 0 a 6 anos
R$ 150
Crianças acima de 7 anos
R$ 50
Jovens até 18 anos
R$ 50
Gestantes
R$ 50
Bebês com até 6 meses
R$ 50
Essa estrutura de pagamentos auxilia famílias com crianças e gestantes a enfrentarem os desafios financeiros com mais suporte.
Calendário de Pagamentos do Bolsa Família em Outubro
Os pagamentos começam em 18 de outubro e seguem até o final do mês. Veja abaixo o cronograma completo, de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social):
Número final do NIS
Data de pagamento
1
18 de outubro
2
21 de outubro
3
22 de outubro
4
23 de outubro
5
24 de outubro
6
25 de outubro
7
28 de outubro
8
29 de outubro
9
30 de outubro
0
31 de outubro
Esse cronograma visa garantir que todos os beneficiários recebam dentro do prazo, evitando atrasos ou confusões no repasse dos valores.
Nossa, não sabia que o valor do Bolsa Família tinha complementos para crianças e gestantes! Eu tenho um bebê de 3 anos e estou cadastrada no programa. Será que eu vou receber esses R$ 150 adicionais?
Pelo que eu sei, o valor é automático! Desde que você já tenha seu filho cadastrado no Cadastro Único e ele esteja dentro da idade prevista (0 a 6 anos), o valor já vem no pagamento.
Nossa, pessoal, esse calendário de pagamento do Bolsa Família em outubro tá bem espaçado, hein? Eu sou NIS final 9, só vou receber no finalzinho do mês, no dia 30. Alguém mais acha que podia ser mais rápido?
Alguém aqui sabe dizer se o valor de R$ 50 para crianças acima de 7 anos é por criança? Tenho dois filhos, um de 8 e outro de 10. Será que recebo esse adicional pros dois?
sim! O valor de R$ 50 é por cada criança acima de 7 anos até 18. Então, no seu caso, você vai receber R$ 50 pra cada um dos seus filhos. Ou seja, são R$ 100 a mais no benefício.
Gente, essas mudanças no Bolsa Família estão deixando muita gente confusa, né? Eu já recebo o benefício há anos, mas agora com esses adicionais pra criança e gestante, como é que a gente sabe se tem direito? Alguém aqui já teve que fazer alguma atualização no cadastro por causa disso?
Eu também fiquei meio perdido com essas novas regras! Pelo que eu entendi, você precisa ter tudo certinho no Cadastro Único, e se você já informou que tem crianças ou gestantes na família, o benefício adicional é calculado automaticamente. Mas eu acho que é sempre bom dar uma passada no CRAS pra garantir que tá tudo em dia.