O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está realizando um pente-fino que promete economizar bilhões até 2025, e os recebedores do BPC (Benefício de Prestação Continuada) estão entre os principais alvos.
O que é o pente-fino e por que ele afeta o BPC?
O objetivo do pente-fino é reduzir gastos públicos ao identificar beneficiários que já não se enquadram nos critérios do BPC.
A expectativa é de uma economia de mais de R$ 6 bilhões até 2025, cortando pagamentos irregulares.
O INSS está utilizando um cruzamento de dados entre bases públicas para identificar quem não está mais elegível.
Se for constatado que a pessoa teve aumento de renda, melhora na condição de saúde, ou está com o Cadastro Único desatualizado, ela corre o risco de perder o benefício.
Quem pode perder o BPC?
O foco do pente-fino é identificar quem já não atende mais aos critérios. Isso inclui:
Beneficiários que não estão inscritos no Cadastro Único;
Aqueles com o Cadastro desatualizado há mais de 4 anos;
Pessoas que não cumprem mais os critérios de renda ou incapacidade.
Requisitos para manter o BPC:
Idade: Ser idoso com mais de 65 anos ou pessoa com deficiência.
Cadastro Único atualizado.
Renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo.
Convocações: o que fazer se for chamado?
A convocação para o pente-fino está sendo enviada via SMS, carta ou extrato bancário. Caso receba uma convocação, é essencial:
Comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município.
Levar documentos comprobatórios, como comprovante de renda, laudos médicos e atestado de pobreza.
Após a entrega dos documentos, a análise do governo determinará se o beneficiário continuará recebendo ou se o pagamento será interrompido.
Com o aumento da fiscalização, é fundamental que os beneficiários do BPC estejam atentos e mantenham sua documentação em dia para evitar cortes indevidos. Fique atento às convocações e atualize seu cadastro regularmente!
Galera, esse pente-fino do INSS tá complicado, hein? Eu recebo o BPC pra minha mãe idosa, mas faz uns 3 anos que não atualizo o Cadastro Único. Alguém sabe se isso pode dar problema?
Pode dar problema sim. Quem não atualiza o Cadastro Único por mais de 48 meses (4 anos) pode perder o benefício.
O ideal seria atualizar logo antes que o INSS te convoque. Eles estão cruzando os dados e quem estiver com o cadastro desatualizado pode ser chamado. Melhor prevenir, né?
É isso mesmo! Se não atualizar o Cadastro Único e eles te convocarem, vai ser necessário ir ao CRAS com todos os documentos. Já passei por isso com a minha avó.
Levei comprovante de renda e os laudos médicos, e deu tudo certo, o benefício dela foi mantido. Só não deixa pra última hora!
Gente, uma outra pergunta: se eu for convocado pro pente-fino e perder o prazo de atualização dos documentos, o que acontece? Perco o benefício na hora?
Você pode consultar o seu Cadastro Único pelo aplicativo “Meu CadÚnico” ou então ir pessoalmente ao CRAS pra verificar.
Eles não avisam automaticamente, mas se você for convocada pro pente-fino, aí sim mandam uma mensagem ou carta.
Se você perder o prazo, o benefício pode ser suspenso até que você regularize a situação. Mas ainda dá tempo de corrigir se correr atrás dos documentos e atualizar o Cadastro.
Eles só cortam de vez se você realmente não se encaixar mais nos critérios. Então, não precisa se desesperar, só se organizar!
Eu recebo o BPC por causa da minha deficiência e tô preocupada com esse pente-fino. Será que mesmo quem tem todos os documentos em dia corre o risco de perder o benefício?
Acho que você não precisa se preocupar tanto. Se os documentos estão certinhos e você atende aos critérios, como a renda e a condição de incapacidade, é bem difícil que cortem seu benefício.
Pelo que a galera falou aqui, o problema maior é pra quem não está com o cadastro atualizado ou teve alguma melhora de condição e não avisou.