Estou prestes a me aposentar e ouvi dizer que posso sacar o FGTS nessa ocasião. Alguém sabe como funciona esse saque para aposentados?
Todos os aposentados têm o direito de sacar o FGTS, independentemente de continuarem trabalhando ou terem optado por parar.
Isso se aplica a qualquer tipo de aposentadoria, seja por idade, tempo de contribuição ou incapacidade permanente. Assim que o trabalhador recebe a carta de concessão do benefício, já pode solicitar o saque integral do FGTS.
Oi! Eu também passei por essa fase de se preparar para a aposentadoria e sei como é importante entender todos os direitos que temos.
Quando se trata do FGTS, sim, você pode sacar todo o saldo ao se aposentar, e isso é uma ótima oportunidade para você ter um dinheiro a mais.
Para realizar o saque, você pode fazer isso pelo aplicativo do FGTS, que é super fácil.
Aqui está um passo a passo simples que usei:
- Faça o login no Aplicativo FGTS
- Clique em Meus saques
- Selecione a opção Aposentadoria
- Leia as instruções para o saque
- Clique em Solicitar Saque FGTS
- Cadastre uma conta bancária em seu nome e envie os documentos necessários, como seu RG, CTPS e o número do PIS/PASEP. Se você se aposentou por invalidez, pode ser que precise apresentar um atestado médico.
A Caixa Econômica Federal vai validar tudo e, se estiver tudo certo, o dinheiro vai direto para a sua conta.
E tem mais! Se você continuar trabalhando na mesma empresa após a aposentadoria, pode sacar o FGTS todo mês.
Mas se mudar de empresa, aí as regras voltam a ser as normais, como demissão sem justa causa ou outras situações específicas.
Ah, e não se esqueça: não é obrigatório sacar o FGTS após se aposentar. Se preferir, pode deixar o dinheiro lá, que ainda vai render, com a possibilidade de ganhar um lucro extra!
Sim! Todo trabalhador formal que se aposenta tem direito a sacar todo o dinheiro do FGTS
É só enviar seus documentos como RG e carteira de trabalho, no meu caso, a Caixa validou tudo em poucos dias e o dinheiro foi direto para a minha conta. E, olha, se você continuar trabalhando na mesma empresa, ainda pode sacar o FGTS todos os meses.
Quando me aposentei, também fiquei em dúvida sobre como funcionava esse saque do FGTS. Mas foi super simples.
Usei o aplicativo FGTS para solicitar, cadastrei minha conta bancária, enviei os documentos que pediam e pronto! O saque não demora para ser liberado.
Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.
Me aposentei, saquei saldo do FGTS, sai dessa empresa, comecei em outra, se caso eu pedir demissão dessa empresa, estando aposentado, como faz para sacar esse saldo?
Eu já estou aposentada desde Dezembro de 2023 , mas continuo trabalhando na mesma empresa, só hoje estou sabendo que poderia sacar o saldo do FGTS, existe algum prazo , ou após aposentar eu posso fazer essa solicitação a qualquer momento?
Como você já está aposentado, o saldo do FGTS referente à empresa onde trabalhou após a aposentadoria pode ser sacado quando você pedir demissão.
Basta solicitar o saque no banco com os documentos que comprovam a rescisão do contrato e a aposentadoria. A vantagem de estar aposentado é que o saldo do FGTS fica disponível após a saída de qualquer empresa, então não há complicações!
Depois de se aposentar, você pode sacar o saldo do FGTS a qualquer momento. Não há prazo específico para isso, então pode ir até a Caixa quando for mais conveniente e solicitar o saque do saldo disponível.
Não se preocupe com prazos! Como você já está aposentada, o saldo do FGTS fica disponível para você retirar quando quiser. Basta levar os documentos certos até a agência da Caixa e o valor será liberado.
Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você: