Posso sacar o FGTS em caso de aposentadoria?

Estou prestes a me aposentar e ouvi dizer que posso sacar o FGTS nessa ocasião. Alguém sabe como funciona esse saque para aposentados?

6 curtidas

Todos os aposentados têm o direito de sacar o FGTS, independentemente de continuarem trabalhando ou terem optado por parar.

Isso se aplica a qualquer tipo de aposentadoria, seja por idade, tempo de contribuição ou incapacidade permanente. Assim que o trabalhador recebe a carta de concessão do benefício, já pode solicitar o saque integral do FGTS.

4 curtidas

Oi! Eu também passei por essa fase de se preparar para a aposentadoria e sei como é importante entender todos os direitos que temos.

Quando se trata do FGTS, sim, você pode sacar todo o saldo ao se aposentar, e isso é uma ótima oportunidade para você ter um dinheiro a mais.

Para realizar o saque, você pode fazer isso pelo aplicativo do FGTS, que é super fácil.

Aqui está um passo a passo simples que usei:

1. Faça o login no Aplicativo FGTS
  2. Clique em Meus saques
  3. Selecione a opção Aposentadoria
  4. Leia as instruções para o saque
  5. Clique em Solicitar Saque FGTS
  6. Cadastre uma conta bancária em seu nome e envie os documentos necessários, como seu RG, CTPS e o número do PIS/PASEP. Se você se aposentou por invalidez, pode ser que precise apresentar um atestado médico.

A Caixa Econômica Federal vai validar tudo e, se estiver tudo certo, o dinheiro vai direto para a sua conta.

E tem mais! Se você continuar trabalhando na mesma empresa após a aposentadoria, pode sacar o FGTS todo mês.

Mas se mudar de empresa, aí as regras voltam a ser as normais, como demissão sem justa causa ou outras situações específicas.

Ah, e não se esqueça: não é obrigatório sacar o FGTS após se aposentar. Se preferir, pode deixar o dinheiro lá, que ainda vai render, com a possibilidade de ganhar um lucro extra!

6 curtidas

Sim! Todo trabalhador formal que se aposenta tem direito a sacar todo o dinheiro do FGTS

4 curtidas

É só enviar seus documentos como RG e carteira de trabalho, no meu caso, a Caixa validou tudo em poucos dias e o dinheiro foi direto para a minha conta. E, olha, se você continuar trabalhando na mesma empresa, ainda pode sacar o FGTS todos os meses.

4 curtidas

Quando me aposentei, também fiquei em dúvida sobre como funcionava esse saque do FGTS. Mas foi super simples.

Usei o aplicativo FGTS para solicitar, cadastrei minha conta bancária, enviei os documentos que pediam e pronto! O saque não demora para ser liberado.

4 curtidas

Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.

5 curtidas

Me aposentei, saquei saldo do FGTS, sai dessa empresa, comecei em outra, se caso eu pedir demissão dessa empresa, estando aposentado, como faz para sacar esse saldo?

4 curtidas

Eu já estou aposentada desde Dezembro de 2023 , mas continuo trabalhando na mesma empresa, só hoje estou sabendo que poderia sacar o saldo do FGTS, existe algum prazo , ou após aposentar eu posso fazer essa solicitação a qualquer momento?

5 curtidas

Como você já está aposentado, o saldo do FGTS referente à empresa onde trabalhou após a aposentadoria pode ser sacado quando você pedir demissão.

5 curtidas

Basta solicitar o saque no banco com os documentos que comprovam a rescisão do contrato e a aposentadoria. A vantagem de estar aposentado é que o saldo do FGTS fica disponível após a saída de qualquer empresa, então não há complicações!

5 curtidas

Depois de se aposentar, você pode sacar o saldo do FGTS a qualquer momento. Não há prazo específico para isso, então pode ir até a Caixa quando for mais conveniente e solicitar o saque do saldo disponível.

5 curtidas

Não se preocupe com prazos! Como você já está aposentada, o saldo do FGTS fica disponível para você retirar quando quiser. Basta levar os documentos certos até a agência da Caixa e o valor será liberado.

5 curtidas

Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:

5 curtidas