Em quais situações posso sacar o FGTS?

Quais são as condições que permitem o saque do FGTS? Sei que pode ser retirado em caso de demissão, mas existem outras situações em que é possível sacar?

5 curtidas

As situações em que é possível sacar o FGTS incluem:

• Demissão sem justa causa
  • Término do contrato de trabalho por prazo determinado
  • Aposentadoria
  • Extinção total da empresa
  • Rescisão do contrato de trabalho por culpa recíproca ou força maior
5 curtidas

@josematos, tudo bem? As situações mais comuns de saque do FGTS são justamente a demissão sem justa causa, a aposentadoria, a idade avançada, a morte do trabalhador ainda na ativa nesse caso, seus herdeiros é que vão acessar os recursos e a aquisição da casa própria, à vista, por consórcio ou financiada.

Mas como você pode ver, também é possível acessar esses recursos em casos de emergência como problemas de saúde mais graves e desastres naturais, confira a lista aqui abaixo, para melhor entender.

• Demissão sem justa causa, feita pelo empregador
  • Rescisão do contrato de trabalho por acordo
  • No término de um contrato por prazo determinado;
  • Aposentadoria;
  • No falecimento do trabalhador
  • Quando o titular da conta completa 70 anos de idade
  • Caso o trabalhador fique fora do regime do FGTS por três anos seguidos, para afastamentos ocorridos(nesse caso, o saque pode ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta);
5 curtidas

Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer. Dá uma olhada.

4 curtidas

Sim, existem inclusive saquei o FGTS para ajudar na entrada do meu apartamento, para conseguir realizar o sonho da casa própria.

4 curtidas

Pessoal, ao me aposentar, decidi sacar o saldo do meu FGTS, usei o dinheiro para fazer uma reforma na minha casa, que já precisava de alguns reparos.

Foi ótimo ter esse recurso disponível, pois além de melhorar minha casa, também pude investir um pouco para garantir uma aposentadoria mais tranquila.

4 curtidas

Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando a entender mais, vale a pena conferir:

4 curtidas