Como faço para sacar meu FGTS inativo?

Tenho valores acumulados em contas de FGTS inativo de empregos anteriores. Como posso sacar esse dinheiro? Existem condições específicas ou prazos que preciso observar?

1 curtida

Sacar o FGTS inativo é um processo relativamente tranquilo. Primeiro, você precisa conferir se tem direito ao saque, verificando se o contrato de trabalho foi encerrado até uma data específica determinada pelo governo. Depois, você pode sacar o dinheiro numa agência da Caixa, nos caixas eletrônicos usando o Cartão do Cidadão ou até pelo site da Caixa, se tiver conta lá. Não esquece de levar teu documento de identificação pra facilitar o processo.

1 curtida

Já trabalhei numa agência da Caixa e, de maneira geral, são 2 formas para sacar o FGTS inativo:

1. Saque online pelo aplicativo FGTS:

• Disponível para contas com saldo de até R$ 5.000,00.
    **Baixe o aplicativo FGTS:
    **Acesse o aplicativo com seu CPF e senha.
    **Selecione a opção “Saque FGTS Inativo”.
    **Escolha a conta da qual deseja sacar.
  • Informe o valor que deseja sacar (até o limite de R$ 5.000,00).
  • Escolha a forma de recebimento:
    • Conta bancária: Informe os dados da sua conta bancária (banco, agência, conta e tipo de conta).
    • Poupança Social Digital: Se você não possui conta bancária, pode abrir uma Poupança Social Digital através do aplicativo.
  • Confirme os dados e finalize a solicitação.
    **O dinheiro estará disponível na sua conta em até 7 dias úteis.

2. Saque presencial em uma agência da Caixa Econômica Federal:

• Disponível para qualquer valor.
  • Documentos necessários:
    • Carteira de Trabalho física ou digital;
    • Documento de identidade (RG ou CNH);
    • CPF;
    • Cartão do Cidadão (se tiver);
    • Procuração (se outra pessoa for sacar o dinheiro por você).
1 curtida

Pra sacar teu FGTS inativo, tem algumas opções. Se tiver conta na Caixa, o saque pode ser feito direto na agência ou nos caixas eletrônicos usando o Cartão do Cidadão. Se não tiver conta, também dá pra sacar na agência, mas é bom levar teu documento de identificação e o número do PIS/PASEP. Ah, e se preferir, tu pode transferir o dinheiro direto pra tua conta bancária. O importante é conferir direitinho os documentos necessários e escolher a forma que mais te convém.

1 curtida

Aqui pode ter algumas informações importantes sobre o FGTS:

1 curtida

Esse vídeo desse canal me ajudou bastante a entender sobre o FGTS inativo:

1 curtida