Estou interessado em fazer uma pós-graduação e gostaria de usar meu saldo do FGTS para pagar as mensalidades. Isso é possível? Quais são os requisitos?
Pelo que sei, amigo, para realizar o saque do FGTS para capacitação profissional, o trabalhador precisa comprovar que não possui renda suficiente para cobrir os custos do curso. Além disso, ele não pode receber bolsa de estudo ou outro tipo de subsídio oferecido pela instituição organizadora ou por outra entidade.
Atualmente, o FGTS não pode ser usado para pagar mensalidades de pós-graduação. Ele pode ser sacado em situações específicas como compra da casa própria, demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, e outras circunstâncias previstas em lei.
Para financiar sua pós-graduação, você pode considerar:
- Crédito estudantil oferecido por instituições financeiras.
- Bolsas de estudo disponíveis.
- Programas de financiamento das próprias universidades.
Para mais detalhes sobre o uso do FGTS, consulte o site da Caixa Econômica Federal ou entre em contato com a instituição.
Pode sim, amigo! Eu já usei. Você pode antecipar o saque do FGTS e utilizar o dinheiro para seus estudos! Usar o FGTS para fins educacionais é uma excelente oportunidade para ampliar seus conhecimentos e abrir novas portas no mercado de trabalho.
Eu também já solicitei o FGTS para pagar minha faculdade. Ele pode ser utilizado para liquidação ou amortização de dívidas com instituições de ensino superior, tanto para cursos de graduação quanto para pós-graduação.
Pode sim, amigo. Há até um projeto em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 253/07, da deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), que propõe permitir o uso do FGTS para pagar mensalidades de cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação. Segundo a proposta, o titular da conta vinculada ou seus dependentes poderiam sacar os valores depositados no FGTS para:
- Pagamento de mensalidades em cursos de graduação e pós-graduação;
- Pagamento de mensalidades em atraso em ambos os cursos;
- Liquidação ou amortização de dívidas com instituições de ensino superior, tanto para cursos de graduação quanto de pós-graduação.
Veja mais:
Sim, é possível usar o FGTS para pagar as mensalidades da pós-graduação. Você pode sacar até R$ 500 por conta vinculada para esse fim. Isso vale tanto para contas ativas (do emprego atual) quanto para contas inativas (de empregos anteriores). E existe um projeto de lei que autoriza o uso do FGTS para pagamento de mensalidades em cursos de graduação e pós-graduação.
Eu fiz essa solicitação para pagar minha faculdade também. No entanto, lembre-se de verificar seu saldo e consultar o extrato do FGTS para saber o valor disponível antes de prosseguir.