Não consigo crédito normal. Esses cartões funcionam bem mesmo?
Uso o C6 Bank com CDB como garantia e achei uma solução bem inteligente. Você deposita o dinheiro, ele vira seu limite e ainda fica rendendo enquanto isso.
Pra mim foi melhor do que deixar o dinheiro parado em conta só pra servir de limite.
Além disso, usando direitinho, dá pra ir criando relacionamento com o banco e eventualmente conseguir crédito “de verdade”.
Comecei com o Inter na opção de limite garantido porque também não conseguia crédito em lugar nenhum. No início parece estranho usar o próprio dinheiro, mas na prática ajuda a organizar melhor os gastos.
Fui usando todo mês, pagando certinho, sem atrasar nada. Depois de um tempo, eles liberaram um limite adicional sem garantia, então senti que realmente valeu a pena pra construir histórico.
Já testei aqueles pré-pagos tipo Mercado Pago e outros, mas sinceramente não vi muita vantagem além da praticidade. Serve pra controlar gastos e comprar online, mas não muda sua vida em relação a crédito.
Hoje tô usando cartão com limite garantido e faz muito mais sentido pra quem quer evoluir financeiramente.
Não é rápido, mas pelo menos você sente que está construindo algo ao invés de só gastar o próprio dinheiro.
Antes de escolher, acho essencial pesquisar bem e ver qual realmente se encaixa nas suas necessidades, porque cada opção funciona de um jeito diferente. Tem cartão que ajuda a construir crédito, outros são só pra controle de gastos mesmo.
Eu mesmo só entendi melhor depois de ver algumas comparações e analisar com calma.
Esse vídeo aqui explica direitinho as diferenças e pode te ajudar a decidir melhor:
No meu caso, o que acabou funcionando foi um cartão pré-pago da Ourocard. Usei por um tempo e gostei bastante, principalmente pela praticidade e por conseguir controlar melhor os gastos no dia a dia.
Claro que não resolve tudo em questão de crédito, mas pra organizar a vida financeira já ajuda bastante.
E aqui no NetDinheiro mesmo tem vários tópicos falando de cartões pré-pagos de outras marcas, vale a pena dar uma olhada se tiver interesse em comparar mais opções.