Quais os requisitos para auxílio-doença?

Queria entender direitinho quais são os requisitos para pedir o auxílio-doença no INSS. Alguém pode explicar como funciona? Tem que ter trabalhado por um certo tempo ou tem outros critérios?

5 curtidas

@manuelafernandes Tudo bem, então vamos falar sobre o auxílio-doença. Esse benefício é destinado a quem está temporariamente incapacitado de trabalhar por causa de um problema de saúde ou acidente.

Eu vou te explicar direitinho os principais requisitos para conseguir o auxílio-doença, de uma forma mais direta.

Carência

Que é o número mínimo de contribuições que você precisa fazer antes de solicitar o benefício. Normalmente, você precisa ter feito pelo menos 12 contribuições mensais, mas isso pode variar dependendo da sua situação ou do tipo de doença.

Por exemplo, algumas condições mais graves não exigem esse tempo mínimo.

Qualidade de segurado

Significa que você deve estar com suas contribuições previdenciárias em dia, se você parou de contribuir, existe o chamado período de graça, que é um tempo em que você ainda mantém seus direitos, mesmo sem pagar.

incapacidade temporária

Ou seja, se você está incapaz de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos, se a coisa for mais grave e sua incapacidade durar muito tempo, pode ser que você precise pedir a aposentadoria por invalidez.

Perícia médica

Feita pelo INSS, você vai precisar levar todos os documentos médicos que comprovem sua situação, como exames, laudos, relatórios, tudo o que tiver.

Segurado especial

Como trabalhadores rurais, a exigência de carência não se aplica, mas você precisa comprovar que exerce a atividade rural e que está enquadrado nessa categoria.

Vale lembrar que o auxílio-doença só é dado para quem ainda está com o vínculo ativo com a Previdência, ou seja, segurados ativos. Se você perdeu a qualidade de segurado, infelizmente não vai poder receber o benefício.

Ah, e não podemos esquecer que as regras previdenciárias mudam de tempos em tempos, então é sempre bom ficar atualizado com as mudanças da lei.

4 curtidas

Olha, para você receber o auxílio-doença, os requisitos são os seguintes, você precisa estar incapacitado para trabalhar por mais de 15 dias consecutivos.

Precisa ter contribuído ao INSS por pelo menos 12 meses, mas algumas doenças podem não exigir esse período, qualidade de segurado e por fim a perícia médica.

4 curtidas

Eu consegui o auxílio-doença depois que precisei ficar afastado por causa de um problema de saúde que me impedia de trabalhar.

Pra conseguir, você tem que ter contribuído por pelo menos 12 meses ao INSS (carência), mas se for uma doença grave, não precisa ter esse tempo todo.

4 curtidas

Quando eu consegui o auxílio-doença, foi porque fiquei doente e não podia continuar no meu trabalho, tem uns requisitos básicos: você precisa ter contribuído por pelo menos 12 meses, mas se for acidente de trabalho ou alguma doença grave que esteja na lista do INSS, essa carência pode ser dispensada.

Eu também tive que passar por uma perícia médica no INSS, onde eles avaliam se você realmente está incapacitado de trabalhar por um tempo.

Não é difícil, mas você tem que ter tudo bem documentado, como atestados e laudos.

4 curtidas

Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.

4 curtidas

Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando, talvez possa ser útil para você:

4 curtidas