Estou me preparando para solicitar minha aposentadoria por idade e queria saber quais documentos preciso levar. Alguém tem uma lista completa?
Para solicitar a aposentadoria por idade, é necessário reunir os seguintes documentos
- CPF e RG ou CNH, de preferência com foto recente;
- Comprovante de endereço em seu nome;
- Todas as carteiras de trabalho;
- Número do PIS/PASEP ou do NIT;
- Certidão de nascimento ou casamento
Para solicitar a aposentadoria por idade, você precisa de alguns documentos básicos e específicos.
Documentos Básicos:
- RG e CPF: Esses são essenciais para confirmar sua identidade.
- Comprovante de residência: Pode ser uma conta de luz, água, ou algo que mostre onde você mora.
- Carteira(s) de Trabalho: É importante para comprovar seu tempo de serviço.
- PIS/PASEP ou NIT: Número de Identificação do Trabalhador, essencial para vincular suas contribuições ao INSS.
- Extrato de Contribuições do INSS ou Extrato CNIS: Mostra todo o seu histórico de contribuições.
Documentos Adicionais:
- Carnês de contribuição: Se você é contribuinte individual ou facultativo, esses carnês ajudam a provar suas contribuições.
- Certidão de Reservista: Para homens, comprova que você cumpriu com suas obrigações militares.
- Certidão de Tempo de Contribuição (CTC): Para servidores públicos que querem usar o tempo de serviço público na aposentadoria.
Para a aposentadoria por idade urbana, apenas esses documentos gerais são necessários. Se você quiser aumentar suas chances, pode apresentar simulações de tempo de contribuição, petições, ou outros documentos relacionados ao seu histórico de trabalho, mas isso é opcional.
Já para a aposentadoria por idade rural, especialmente se você é um trabalhador rural ou pescador artesanal, a lista é um pouco mais detalhada:
- Formulários de autodeclaração: Confirma que você é um trabalhador rural ou pescador.
- Documentos que comprovem o tempo de atividade rural: Isso pode incluir:
- Cópia do Imposto de Renda com indicação de renda rural.
- Declaração de participação em programas de agricultura.
- Documentos fiscais relacionados à produção agrícola.
- Contratos de arrendamento, parceria, meação ou comodato rural, entre outros.
Quanto mais documentação você puder apresentar, maiores serão suas chances de ter a aposentadoria aprovada.
Para minha aposentadoria, levei todos os documentos básicos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, e o extrato de contribuições do INSS. Também trouxe meu PIS/PASEP para garantir que tudo estivesse em ordem.
É sempre bom ter tudo isso em mãos para evitar problemas na hora da solicitação.
Pessoal, quando fui solicitar minha aposentadoria por idade, levei meu RG e CPF, um comprovante de residência, e a carteira de trabalho.
Não esqueça também do extrato de contribuições do INSS e do PIS/PASEP, Ah, e eu trouxe carnês de contribuição e, no meu caso, a certidão de reservista também foi necessária.
@ianoliveira , aqui no Net Dinheiro tem outros tópicos que podem te ajudar entender melhor sobre a aposentadoria por idade:
Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada