Solicitei minha aposentadoria por idade e gostaria de saber quanto tempo, em média, o INSS demora para aprovar o pedido. Alguém já passou por isso recentemente?
Quando um futuro segurado do INSS dá entrada no pedido de aposentadoria, ele sabe que o 1º pagamento pode demorar a sair, afinal, muita coisa pode acontecer.
Mas é preciso entender que alguns fatores influenciam na concessão do benefício, como, por exemplo, a entrega de todos os documentos corretamente.
Outro fator que interfere diretamente no recebimento do benefício é a data que ele é concedido.
O INSS fecha a folha de pagamento de seus segurados até o dia 20 do mês em andamento, portanto, benefícios concedidos após este dia só terão pagamentos realizados no mês seguinte.
O tempo para sair a aposentadoria, ou seja, ter o benefício aprovado pelo INSS, é de 30 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 30 dias , ou seja, 60 dias, caso o INSS apresente justificativa para tal.
Eu já passei por isso recentemente, e a verdade é que o tempo de aprovação de um pedido de aposentadoria pelo INSS pode variar bastante.
No meu caso, demorou cerca de 3 meses para o pedido ser aprovado, mas já ouvi relatos de pessoas que conseguiram em menos tempo, e outras que levaram até 6 meses.
A média geral costuma ser de 45 a 90 dias, mas vários fatores podem influenciar essa espera, como a quantidade de documentos que você enviou, se a sua documentação está completa e se o INSS está enfrentando alguma falha interna ou problemas no portal Meu INSS.
Além disso, coisas como greves de servidores ou problemas de logística no órgão também podem atrasar o processo.
45 e 60 dias
O INSS tem entre 45 e 60 dias para conceder a aposentadoria por idade, de acordo com as circunstâncias e o contexto de cada situação.
Recomendo a leitura desses tópicos