Como solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição pelo INSS?

Estou próximo de completar o tempo de contribuição necessário para aposentadoria. Como faço para solicitar esse benefício pelo INSS e quais documentos são necessários?

2 curtidas

Quando você está chegando perto de completar o tempo de contribuição para a aposentadoria pelo INSS, o processo para solicitar é bem direto.

Primeiro, é essencial verificar se você realmente cumpriu todos os requisitos necessários, como o tempo de contribuição mínimo.

Para fazer isso, recomendo acessar o Meu INSS (pelo site ou app) e conferir seu Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que mostra todo seu histórico de contribuições.

Depois de confirmar que está tudo certo, você pode agendar uma visita a uma agência do INSS ou solicitar a aposentadoria diretamente pelo site ou aplicativo do Meu INSS, na opção “Agendamentos/Solicitações”.

Os documentos básicos que você vai precisar são: RG, CPF, comprovante de residência, e as carteiras de trabalho ou outros documentos que comprovem suas contribuições. Bem simples, né? Boa sorte com a sua aposentadoria!

2 curtidas

É só entrar no Meu INSS e conferir se seu tempo de contribuição já tá completo. Se estiver, você pode solicitar a aposentadoria direto por lá. Precisa dos documentos básicos tipo RG, CPF e carteira de trabalho.

2 curtidas

Gente, alguém sabe se dá para corrigir informações no Cnis pelo próprio site do Meu INSS? Ouço falar que às vezes tem erro nos registros de contribuição.

2 curtidas

Eu fiz meu pedido de aposentadoria recentemente e usei o aplicativo do Meu INSS. Gente, que facilidade! Fiz tudo pelo celular, desde a simulação até o envio dos documentos. Recomendo super!

2 curtidas

Para dar entrada na aposentadoria por tempo de contribuição, o primeiro passo é verificar suas contribuições no portal Meu INSS. Isso é super importante para não ter surpresas depois.

Após isso, se estiver tudo certinho, você pode solicitar a aposentadoria online mesmo, sem sair de casa.

Basta entrar no Meu INSS, ir em “Agendamentos/Solicitações” e seguir as instruções.

Ah, e mantenha à mão seus documentos pessoais como RG, CPF e as carteiras de trabalho ou outros comprovantes de contribuição. É sempre bom ter tudo documentado, né? Espero que dê tudo certo!

2 curtidas

Sim, você pode atualizar informações no Cnis pelo site do Meu INSS. É só entrar na seção de “Histórico de Créditos” e você vai poder pedir correções se encontrar algo errado. É bem prático, na verdade.

2 curtidas

Puxa, valeu pela informação! Acho que encontrei um erro nas minhas contribuições de dois anos atrás. Vou tentar corrigir isso antes de fazer meu pedido de aposentadoria.

2 curtidas

Por curiosidade, quanto tempo levou pra vocês receberem uma resposta do INSS após fazerem o pedido de aposentadoria? Estou aqui na expectativa.

2 curtidas

Aproveitando o gancho, não se esqueçam de preparar uma cópia de todos os documentos importantes como RG, CPF, e as várias carteiras de trabalho que você pode ter usado. Ter tudo digitalizado também ajuda muito na hora de fazer o upload pelo app ou pelo site. Boa sorte, pessoal!

2 curtidas

Para aposentar pelo INSS por tempo de contribuição, você vai precisar acessar o sistema Meu INSS.

Lá, você pode usar a ferramenta de simulação para confirmar se já pode se aposentar. É super útil para ter certeza de que está tudo correto.

Se estiver tudo certo, você pode fazer a solicitação pelo próprio site ou app. Só preparar os documentos necessários como RG, CPF, comprovante de residência e as carteiras de trabalho.

O processo é bem intuitivo, então não deve ter problemas. Fica a dica: sempre confira se todos os seus períodos de trabalho foram contados corretamente!

Acredito que algum desses tópicos também irão te ajudar a entender melhor sobre o assunto. Que tal dar uma olhada?

Mas, caso tenha qualquer dificuldade, não hesite em procurar por um advogado previdenciário para lhe ajudar nesse processo.

1 curtida

Quando eu fiz, levou cerca de 60 dias até ter tudo aprovado. Mas ouvi falar que pode variar bastante. O importante é garantir que toda a documentação esteja correta e completa para evitar atrasos.

2 curtidas

Para solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição, é legal primeiro fazer uma simulação pelo portal ou app do Meu INSS. Assim, você verifica se já atingiu o tempo necessário de contribuição. Essa parte é crucial para não perder tempo.

Depois, é só seguir para o pedido online, caso esteja tudo em ordem. Você vai precisar dos documentos básicos: RG, CPF, comprovante de residência recente e as carteiras de trabalho ou outros comprovantes de contribuição.

O processo costuma ser bem rápido se você já tiver tudo isso em mãos. Espero que isso ajude e que sua aposentadoria seja tranquila e bem merecida!

2 curtidas