ATENÇÃO, Aposentados! INSS Trará Novos Benefícios e Facilidades em 2025

A partir de 1º de janeiro de 2025, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

Terão mais facilidade para acessar empréstimos consignados. Com a nova medida, será possível solicitar este tipo de crédito mesmo nos primeiros três meses de recebimento da aposentadoria ou pensão, ao contrário das regras atuais que bloqueiam essa opção durante esse período.

Mudanças Importantes

• Autorização: A contratação do crédito consignado deve ser autorizada através do App Meu INSS. É essencial que os usuários atualizem seus dados cadastrais e mantenham o aplicativo sempre atualizado para evitar problemas durante o processo de autorização.

• Período Inicial: Até o 90º dia de recebimento do benefício, o empréstimo só pode ser solicitado no banco onde o aposentado já recebe seu salário. Isso visa evitar o descontrole financeiro e a sobrecarga de propostas para novos clientes.

• Após 90 Dias: A partir do 91º dia, é permitido fazer solicitações em outros bancos. Isso oferece uma maior competição entre instituições financeiras, o que pode resultar em melhores condições para os aposentados.

Objetivo da Medida

O objetivo principal é permitir que os recém-aposentados e pensionistas possam obter crédito sem esperar três meses, além de possibilitar a contratação de cartão consignado.

No entanto, para evitar o assédio bancário aos idosos, foram estabelecidas algumas limitações, é definido como o contato insistente dos bancos com o segurado, por telefone, mensagens e outros meios, para forçar a contratação do empréstimo.

O INSS também está promovendo campanhas de conscientização para que os aposentados reconheçam.

Crítica à Medida

Diego Cherulli, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), criticou a medida, alegando que as restrições propostas não serão eficazes.

Segundo Cherulli,

“Os dados continuarão circulando entre as instituições financeiras e o assédio persistirá, mesmo após os 90 dias.”

Além disso, ele sugere que a implementação de medidas adicionais, como a regulamentação mais rígida do setor financeiro e canais específicos para denúncias, seria necessária para uma proteção mais eficaz.

Como Funciona o Empréstimo Consignado do INSS

• Desconto: Até 35% do valor da aposentadoria pode ser destinado ao pagamento do empréstimo, e outros 5% para o cartão de crédito consignado. É importante que os aposentados planejem bem seu orçamento para evitar comprometer uma parte significativa da renda.
  • Prazo e Juros: Os empréstimos podem ser pagos em até 84 meses, com uma taxa de juros limitada a 1,66% ao mês. Em alguns casos, pode haver a possibilidade de negociar condições especiais diretamente com o banco.

Além das novas regras sobre empréstimos consignados, o INSS está implementando um sistema de alerta no App Meu INSS para que os aposentados possam ser notificados sobre ofertas e condições especiais de crédito, ajudando a evitar ofertas fraudulentas ou enganosas.

A medida visa garantir que os aposentados tenham acesso a informações claras e atualizadas sobre suas opções financeiras.

Essa mudança visa proporcionar maior flexibilidade financeira aos aposentados, mas também levanta questões sobre a efetividade das medidas contra o assédio bancário.

4 curtidas

Achei ótimo que o INSS vai permitir o empréstimo consignado para quem está há menos de três meses aposentado! Isso pode ajudar muito quem precisa de um dinheiro extra logo no início. Alguém sabe se os bancos terão alguma restrição específica para essa nova regra?

5 curtidas

E quanto aos juros, será que eles vão mudar com essa nova medida? Porque o limite de 1,66% ao mês parece bem alto para um empréstimo consignado.

5 curtidas

Segundo o que foi anunciado, a solicitação de empréstimo consignado até o 90º dia só poderá ser feita no banco onde você já recebe o benefício. A partir do 91º dia, você poderá procurar outras instituições financeiras. Isso deve evitar um pouco o assédio, mas só o tempo dirá como os bancos vão agir.

Os juros continuam sendo o mesmo, 1,66% ao mês. Essa taxa é o teto máximo permitido, então alguns bancos podem oferecer condições melhores.

4 curtidas

Mas o importante é sempre comparar antes de contratar para não acabar pagando mais do que o necessário.

5 curtidas

Como os dados ainda circulam, há o risco de receber ofertas indesejadas mesmo com as novas regras. Alguém já teve alguma experiência com isso?

5 curtidas

Eu também estou preocupado com isso. No meu caso, o assédio já começou antes mesmo de eu me aposentar. Acho que a medida é um passo na direção certa, mas ainda precisa de ajustes para ser realmente eficaz. Alguém mais notou alguma estratégia dos bancos para driblar as regras?

5 curtidas

Oi pessoal, eu estou pensando em solicitar um empréstimo logo após a aposentadoria. Alguém sabe se o processo pelo App Meu INSS é complicado? E quanto tempo leva para liberar o crédito?

5 curtidas

O processo pelo App Meu INSS não é complicado, mas é sempre bom estar com todos os documentos em dia. O tempo para liberar o crédito pode variar de banco para banco, mas geralmente é rápido se você já estiver com tudo pronto.

4 curtidas