Estou pensando em me aposentar por idade, mas ainda quero continuar trabalhando. É permitido? E como fica o benefício nesse caso?
Mesmo após começar a receber o benefício do INSS, você pode permanecer em um emprego formal ou até começar algo novo.
Contudo, mesmo aposentado, você continuará contribuindo com o INSS, mas essas contribuições não aumentam o valor da aposentadoria.
O ideal é considerar se continuar na ativa é financeiramente vantajoso, já que a aposentadoria não pode ser recalculada com base nessas novas contribuições.
@antonellasouza, Sim, após a aposentadoria por idade, você pode continuar no mercado de trabalho sem perder o benefício, o que é uma opção interessante para quem quer ter uma renda extra ou simplesmente gosta de estar ativo.
O único ponto é que, mesmo continuando a pagar o INSS, essa nova contribuição não altera o valor da sua aposentadoria.
Pode continuar trabalhando mesmo após a aposentadoria e isso vale tanto para a aposentadoria por idade como por tempo de contribuição.
Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:
Oi, tudo bem? Se você está pensando em se aposentar por idade, mas ainda quer continuar na ativa, saiba que você não está sozinho.
Muitas pessoas na sua situação querem aproveitar a aposentadoria, mas também manter-se envolvidas em suas carreiras.
Vou explicar de maneira simples e direta como funciona essa combinação e o que você precisa saber.
Como Funciona a Aposentadoria por Idade
Para começar, a aposentadoria por idade no Brasil é um benefício oferecido pelo INSS. Para se aposentar por idade, você precisa ter:
- 65 anos para homens ou 62 anos para mulheres.
- Pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS.
Esses são os critérios principais. Quando você os atende, pode solicitar sua aposentadoria. E aqui está a boa notícia: você pode continuar trabalhando mesmo depois de se aposentar, sem que isso afete o valor do seu benefício.
O Que Acontece Se Você Continuar Trabalhando?
Se decidir continuar trabalhando após se aposentar, há algumas coisas importantes para saber:
- Sem Limite de Renda: Diferente de algumas regras antigas, a aposentadoria por idade permite que você continue ganhando quanto quiser. Não há um limite de renda imposto que possa reduzir seu benefício.
- Benefício Integral: O valor da sua aposentadoria não será reduzido, mesmo se você tiver uma renda adicional do trabalho. Você vai receber o mesmo valor que foi definido no momento da aposentadoria.
- Contribuições Futuras: Se você continuar contribuindo para o INSS após a aposentadoria, essas contribuições não vão aumentar o valor da sua aposentadoria, mas podem influenciar a pensão por morte, se algo acontecer com você.
Aqui está uma tabela simples para ajudar a visualizar as principais informações:
| Aspecto | Detalhes |
|---|---|
| Idade Mínima para Aposentadoria | 65 anos para homens / 62 anos para mulheres |
| Tempo de Contribuição Necessário | 15 anos de contribuição |
| Renda Adicional Permitida | Sem limite de renda adicional |
| Impacto no Valor do Benefício | Benefício integral mantido; sem redução |
| Contribuições Pós-Aposentadoria | Não aumentam o benefício, mas podem influenciar a pensão por morte |
Eu sou aposentada e continuo trabalhando porque gosto de estar ativa e complementar minha renda. Recebo minha aposentadoria do INSS todo mês e, além disso, meu salário do trabalho que ainda faço.