É possível continuar trabalhando após a aposentadoria por idade?

Estou pensando em me aposentar por idade, mas ainda quero continuar trabalhando. É permitido? E como fica o benefício nesse caso?

6 curtidas

Mesmo após começar a receber o benefício do INSS, você pode permanecer em um emprego formal ou até começar algo novo.

Contudo, mesmo aposentado, você continuará contribuindo com o INSS, mas essas contribuições não aumentam o valor da aposentadoria.

O ideal é considerar se continuar na ativa é financeiramente vantajoso, já que a aposentadoria não pode ser recalculada com base nessas novas contribuições.

4 curtidas

@antonellasouza, Sim, após a aposentadoria por idade, você pode continuar no mercado de trabalho sem perder o benefício, o que é uma opção interessante para quem quer ter uma renda extra ou simplesmente gosta de estar ativo.

O único ponto é que, mesmo continuando a pagar o INSS, essa nova contribuição não altera o valor da sua aposentadoria.

5 curtidas

Pode continuar trabalhando mesmo após a aposentadoria e isso vale tanto para a aposentadoria por idade como por tempo de contribuição.

Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:

4 curtidas

Oi, tudo bem? Se você está pensando em se aposentar por idade, mas ainda quer continuar na ativa, saiba que você não está sozinho.

Muitas pessoas na sua situação querem aproveitar a aposentadoria, mas também manter-se envolvidas em suas carreiras.

Vou explicar de maneira simples e direta como funciona essa combinação e o que você precisa saber.

Como Funciona a Aposentadoria por Idade

Para começar, a aposentadoria por idade no Brasil é um benefício oferecido pelo INSS. Para se aposentar por idade, você precisa ter:

• 65 anos para homens ou 62 anos para mulheres.
  • Pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS.

Esses são os critérios principais. Quando você os atende, pode solicitar sua aposentadoria. E aqui está a boa notícia: você pode continuar trabalhando mesmo depois de se aposentar, sem que isso afete o valor do seu benefício.

O Que Acontece Se Você Continuar Trabalhando?

Se decidir continuar trabalhando após se aposentar, há algumas coisas importantes para saber:

1. Sem Limite de Renda: Diferente de algumas regras antigas, a aposentadoria por idade permite que você continue ganhando quanto quiser. Não há um limite de renda imposto que possa reduzir seu benefício.
  2. Benefício Integral: O valor da sua aposentadoria não será reduzido, mesmo se você tiver uma renda adicional do trabalho. Você vai receber o mesmo valor que foi definido no momento da aposentadoria.
  3. Contribuições Futuras: Se você continuar contribuindo para o INSS após a aposentadoria, essas contribuições não vão aumentar o valor da sua aposentadoria, mas podem influenciar a pensão por morte, se algo acontecer com você.

Aqui está uma tabela simples para ajudar a visualizar as principais informações:

Aspecto Detalhes
Idade Mínima para Aposentadoria 65 anos para homens / 62 anos para mulheres
Tempo de Contribuição Necessário 15 anos de contribuição
Renda Adicional Permitida Sem limite de renda adicional
Impacto no Valor do Benefício Benefício integral mantido; sem redução
Contribuições Pós-Aposentadoria Não aumentam o benefício, mas podem influenciar a pensão por morte
6 curtidas

Eu sou aposentada e continuo trabalhando porque gosto de estar ativa e complementar minha renda. Recebo minha aposentadoria do INSS todo mês e, além disso, meu salário do trabalho que ainda faço.

5 curtidas

Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada aqui.

5 curtidas