Governo divulga calendário do PIS/Pasep setembro de 2024; confira!

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são abonos anuais pagos pelo governo a trabalhadores que se enquadram em critérios específicos.

Esses benefícios, embora semelhantes, são direcionados a públicos diferentes: o PIS é destinado a trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep é voltado para servidores públicos.

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep

Os pagamentos do PIS/Pasep seguem um cronograma baseado no mês de nascimento do beneficiário. Confira abaixo o calendário atualizado para o ano de 2024:

Mês de nascimento Recebem a partir de
Janeiro 15/02/2024
Fevereiro 15/03/2024
Março 15/04/2024
Abril 15/04/2024
Maio 15/05/2024
Junho 15/05/2024
Julho 17/06/2024
Agosto 17/06/2024
Setembro 15/07/2024
Outubro 15/07/2024
Novembro 15/08/2024
Dezembro 15/08/2024

Valor do abono salarial

O valor do abono salarial pode chegar até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412.

No entanto, este valor é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base de 2022. Por exemplo, um trabalhador que atuou durante seis meses receberá metade do valor total, ou seja, R$ 706.

Como sacar o PIS

Os trabalhadores correntistas da Caixa Econômica Federal terão o valor creditado diretamente em suas contas. Aqueles que não possuem conta na Caixa terão uma Conta Poupança Social Digital aberta automaticamente, podendo movimentar o saldo através do aplicativo Caixa Tem.

Em casos onde o crédito não for realizado em conta, o saque pode ser feito em agências da Caixa, terminais de autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui, mediante apresentação do Cartão Social e senha. Na ausência do Cartão Social, o saque pode ser realizado com um documento de identificação em qualquer agência do banco.

Como sacar o Pasep

O abono Pasep é pago diretamente nas contas correntes ou poupanças dos correntistas do Banco do Brasil. Para não correntistas, o saque pode ser realizado pelo portal gov.br.

O procedimento envolve acessar a página do banco, fazer login com a conta do Governo Federal e selecionar a opção “resgatar abono salarial”.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Os critérios para ter direito ao abono salarial incluem:

• Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o PIS ou Pasep.
  • Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS há pelo menos cinco anos.
  • Ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal em 2022.
  • Ter trabalhado, no mínimo, 30 dias remunerados em 2022.
  • Ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou eSocial.

Quem não tem direito ao PIS/Pasep?

Não são elegíveis para o benefício:

• Empregados domésticos;
  • Trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Com esse conteúdo, espera-se que os beneficiários compreendam os critérios para acesso ao abono salarial e estejam preparados para realizar o saque, evitando contratempos.

5 curtidas

Estou tentando entender como funciona o saque do PIS e do Pasep. Alguém pode me explicar quais são as diferenças e como fazer o saque.

6 curtidas

E se eu não tiver conta na Caixa nem no Banco do Brasil? Como faço pra sacar?

6 curtidas

PIS

O PIS é destinado a trabalhadores de empresas privadas, enquanto o Pasep é para servidores públicos.

Para sacar o PIS, se você tiver conta na Caixa, o valor vai direto para lá. Se não tiver, eles criam uma Conta Poupança Social Digital pra você e aí você pode movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem.

PASEP

Já no caso do Pasep, se você é correntista do Banco do Brasil, o valor cai direto na sua conta. Se não for, dá pra sacar pelo portal gov.br.

5 curtidas

Ótima pergunta, @azullima. No caso do PIS, se você não tiver conta na Caixa, além da opção do Caixa Tem que a Maria mencionou, você também pode sacar o dinheiro com o Cartão Social nas lotéricas ou terminais de autoatendimento.

Se não tiver o Cartão Social, basta levar um documento de identificação até uma agência da Caixa. Pro Pasep, se você não tiver conta no Banco do Brasil, o saque é feito pelo gov.br, mas se preferir, também dá pra ir pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil.

5 curtidas

Estou um pouco confusa. Eu trabalhei só alguns meses em 2022, será que vou receber o valor total do abono?

6 curtidas

Pessoal, alguém sabe se o abono PIS/Pasep tem validade? Quero saber até quando posso sacar, porque não consegui ir ao banco ainda.

6 curtidas

Infelizmente, não. O valor do abono salarial é proporcional ao tempo que você trabalhou no ano-base.

Então, se você trabalhou, digamos, 6 meses, vai receber metade do valor, ou seja, metade do salário mínimo. Só quem trabalhou o ano todo em 2022 que recebe o valor completo.

Sim, tem validade! O prazo para sacar o abono salarial geralmente vai até o final do calendário de pagamento do ano seguinte.

Ou seja, você tem até o final de 2024 pra sacar o abono referente a 2023. Mas é sempre bom sacar o quanto antes pra não correr o risco de perder o benefício!

5 curtidas