Trabalhadores CLT Podem Ganhar Auxílio de R$ 1.412: Confira Tudo Sobre o PIS/Pasep!

Se você trabalhou com carteira assinada em 2022, prepare-se: o calendário do PIS/Pasep de 2024 já foi divulgado pelo Ministério do Trabalho, e você pode ter direito a receber até R$ 1.412 de abono salarial.

Para garantir o benefício, é necessário cumprir alguns requisitos simples, como ter recebido até dois salários mínimos mensais e ter trabalhado por pelo menos 30 dias durante 2022.

O abono salarial é um importante auxílio financeiro para milhões de brasileiros. Ele é pago com base no tempo de trabalho e na remuneração recebida, sendo proporcional aos meses trabalhados.

Abaixo, confira os principais critérios e como você pode consultar e sacar o seu benefício.

Critérios para Receber o Abono Salarial em 2024

Para estar elegível ao benefício, você deve atender a alguns pré-requisitos básicos:

• Ter cadastro no PIS/Pasep há, no mínimo, 5 anos;
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada em 2022;
  • Receber até dois salários mínimos por mês no ano de 2022;
  • Os dados devem ter sido corretamente informados pelo empregador na RAIS ou eSocial.

Calendário de Pagamento PIS 2024

O calendário do abono salarial é organizado com base no mês de nascimento do trabalhador. Aqui estão as datas de pagamento:

Mês de Nascimento Data de Pagamento
Janeiro 15 de fevereiro de 2024
Fevereiro 15 de março de 2024
Março e Abril 15 de abril de 2024
Maio e Junho 15 de maio de 2024
Julho e Agosto 17 de junho de 2024
Setembro e Outubro 15 de julho de 2024
Novembro e Dezembro 15 de agosto de 2024

Quanto Você Pode Receber?

O valor do abono salarial em 2024 varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados em 2022. Confira a tabela de valores:

Meses Trabalhados Valor do Abono (R$)
1 mês 117,67
2 meses 235,33
3 meses 353,00
4 meses 470,65
5 meses 588,32
6 meses 706,00
7 meses 823,66
8 meses 941,33
9 meses 1.059,00
10 meses 1.176,68
11 meses 1.294,34
12 meses 1.412,00

Como Consultar seu Abono Salarial?

Você pode consultar o saldo e a disponibilidade do seu abono salarial a partir do dia 5 de fevereiro de 2024. Aqui estão algumas opções para verificar:

• Carteira de Trabalho Digital: App oficial para consulta rápida e prática;
  • Portal Gov.br: Acesse o site com seu login para verificar o benefício;
  • Caixa Eletrônicos da Caixa: Insira seu Cartão Cidadão e consulte no terminal.

Como Sacar o Benefício?

O saque pode ser realizado em diversos canais da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Confira algumas opções:

1. Caixas Eletrônicos da Caixa: Use o Cartão Cidadão e realize o saque;
  2. Agências da Caixa: Apresente seu Cartão Cidadão e documentos pessoais;
  3. Casas Lotéricas: Com o Cartão Cidadão e documentos, você também pode realizar o saque;
  4. App Caixa Tem: Consulte o saldo e faça o saque diretamente pelo aplicativo.

Os trabalhadores que têm conta na Caixa Econômica Federal terão o valor creditado diretamente em conta. Caso contrário, o saque poderá ser feito nos canais mencionados acima.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados nas plataformas digitais e consulte regularmente o status do seu PIS/Pasep.

5 curtidas

Receber até R$ 1.412 de abono? Isso já vai me ajudar muito! Mas uma dúvida: se eu trabalhei só 3 meses em 2022, eu recebo esse valor todo ou é proporcional?

3 curtidas

Você vai receber proporcional. Se trabalhou 3 meses em 2022, você vai receber R$ 353,00. Olha a tabela no post acima, tá bem explicadinha lá! Eu tô na mesma situação, mas qualquer grana extra já ajuda

6 curtidas

Eu trabalho na Caixa e vejo esses casos todo dia. A Caixa ajuda a consultar se os dados foram enviados, mas se não foram, só com a empresa corrigindo mesmo. Às vezes, dá pra tentar um acordo pra agilizar, mas tem que insistir. Quem já recebeu aqui sabe se é automático o crédito na conta pra quem tem conta na Caixa?

6 curtidas

Eu recebi direto na conta sim! Quem já tem conta na Caixa geralmente vê o valor cair automaticamente, mas tem que ficar de olho nas datas do calendário. Só usar o Caixa Tem, consultar o saldo e pronto.

6 curtidas

Eu tô sem conta na Caixa. Será que é muito demorado sacar nas lotéricas? Alguém aqui já teve problema pra sacar o abono?

6 curtidas

@julioxavier, nas lotéricas costuma ser tranquilo se você tiver o Cartão Cidadão. Só vai com os documentos certinhos e resolve rapidinho. Mas, se preferir, dá pra sacar até nos caixas eletrônicos com o app Caixa Tem, sem precisar enfrentar fila!

5 curtidas