Mais de 700 mil trabalhadores têm direito a um saque especial; descubra se você é um deles!

Mais de 700 mil trabalhadores brasileiros ainda não realizaram o saque especial do PIS/PASEP 2024, que se refere ao ano-base de 2022.

O prazo final para retirar esse valor é 27 de dezembro de 2024. Após essa data, os montantes não resgatados retornarão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de acordo com as normas vigentes.

Oportunidade de Reaver o Saque

Mesmo que o prazo inicial tenha passado, ainda existe a possibilidade de recuperar o valor do saque especial.

Para isso, os trabalhadores devem acessar os canais oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e seguir os trâmites estabelecidos.

Esta é uma segunda chance importante para quem perdeu o primeiro prazo.

Valores em Aberto

Até o final de agosto, o governo anunciou a última rodada de pagamentos deste ano, que beneficiou trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.

No entanto, segundo o MTE, 723.687 pessoas ainda não realizaram o saque, totalizando cerca de R$ 283,4 milhões em abonos não retirados.

Esses números revelam que muitos ainda têm direito a valores a receber, e é essencial ficar atento aos prazos para garantir o benefício.

Como Fazer o Saque Especial do PIS/PASEP?

O saque especial do benefício é disponibilizado de maneira gradual. Confira as opções:

Instituição Como Sacar
Caixa Econômica Para quem tem conta, o valor é depositado diretamente. Se não tem conta, o dinheiro é liberado na poupança social digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. O saque também pode ser feito com o Cartão do Cidadão em terminais de autoatendimento, lotéricas ou agências.
Banco do Brasil Correntistas podem sacar diretamente no caixa. Não correntistas têm a opção de transferir via TED em terminais de autoatendimento ou pelo site do banco.

Quem Tem Direito ao Saque Especial?

Para saber se você tem direito ao saque especial, verifique se atende aos seguintes critérios:

• Inscrição nos programas do PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias (consecutivos ou não);
  • Recebido até dois salários mínimos;
  • Dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fique atento! Muitos trabalhadores podem ter dinheiro a receber e não sabem. Verifique sua situação e não perca essa oportunidade de garantir o que é seu!

4 curtidas

Oi, pessoal! Eu vi que tenho direito a esse saque, mas não sabia que o prazo era até dezembro. Como posso conferir se estou na lista?

5 curtidas

Você pode verificar isso no site do Ministério do Trabalho. É só acessar a área do PIS/PASEP e colocar seus dados. Muito fácil!

5 curtidas

Valeu pelas dicas! Outra dúvida: como é o processo para sacar o dinheiro? Preciso ir ao banco pessoalmente?

5 curtidas

Depende de onde você tem conta. Se for na Caixa ou no Banco do Brasil, o valor pode ser depositado direto na conta, o que é bem prático! Se não tiver conta, precisa ir ao banco.

4 curtidas

Galera, só para reforçar: se você não sacar até dezembro, perde o dinheiro? É isso mesmo?

5 curtidas

Oi, gente! Alguém sabe se tem algum custo para abrir a conta na Caixa para fazer o saque? Estou pensando em abrir uma só para isso.

5 curtidas

Isso mesmo, Daniel! Depois do prazo, o valor volta para o FAT. Então, é importante não deixar passar!

A conta poupança social digital da Caixa é gratuita! Então, você pode abrir sem se preocupar com tarifas. É uma boa opção para sacar o PIS/PASEP.

4 curtidas