Até quando dá para sacar o PIS esquecido?

Cerca de 10 milhões de trabalhadores com carteira assinada ainda têm a oportunidade de sacar o PIS esquecido. Valor médio chega a R$ 2,3 mil.

Pelo menos 10 milhões de trabalhadores com carteira assinada ainda têm a oportunidade de sacar o PIS esquecido, referentes às cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988.

Até junho de 2023, apenas R$ 745 milhões foram resgatados, com 513 mil pagamentos. O prazo para saque expirou em 5 de agosto do ano passado, e resultou na transferência para o Tesouro Nacional.

A boa notícia é que ainda há 5 anos para solicitar o resgate. Em resumo, a cota difere do abono salarial, com média de R$ 2,3 mil, e varia conforme o tempo de serviço e salário na época.

O que é o PIS esquecido?

As cotas do PIS/Pasep, ou PIS esquecido, são recursos destinados a trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988. Se o trabalhador atuou na iniciativa privada ou como servidor público nesse período e não sacou as cotas do PIS/Pasep, pode fazê-lo agora.

Ao contrário do abono salarial, que é pago anualmente, o saque integral das cotas de titulares de conta individual do PIS/Pasep foi liberado em 2019. Em 2020, o Fundo PIS/Pasep foi extinto, com seu patrimônio transferido para o FGTS, mas as contas individuais foram mantidas.

Para trabalhadores falecidos, os herdeiros comprovados podem retirar o saldo. De acordo com a Caixa, essa movimentação pode ser realizada por meio do aplicativo FGTS.

Como consultar o PIS esquecido?

Para consultar o saldo do PIS/Pasep esquecido pelo aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, siga os passos abaixo:

• Primeiramente, clique em “Cadastrar-se” no aplicativo e preencha todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha de acesso.
  • Em seguida, escolha a mensagem que indica “Você possui saque disponível” e selecione “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. Essa opção não está disponível para trabalhadores fora do grupo específico.
  • Se o trabalhador faleceu, seus beneficiários podem acessar os recursos pelo aplicativo. Nesse caso, vá para “Meus saques”, depois em “Outras situações de Saque” e, por fim, em “PIS/Pasep – Falecimento do trabalhador”.

Em caso de dúvidas, os trabalhadores podem utilizar o app FGTS ou entrar em contato pelos telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (outras regiões).

Quem tem direito ao PIS esquecido no caso de trabalhador falecido?

O direito ao saque da cota do PIS/Pasep do trabalhador falecido geralmente é destinado ao cônjuge sobrevivente, seja viúvo ou viúva.

Além disso, filhos menores de 21 anos, provenientes de outros casamentos ou relacionamentos, também têm direito, sendo a divisão dos valores realizada de forma igualitária entre eles.

É importante destacar que, caso a Caixa Econômica Federal negue o saque, a alternativa é buscar ação judicial para garantir o acesso aos benefícios.

5 curtidas

Nossa, eu nem sabia que ainda dava para sacar esse PIS esquecido! Achei que o prazo já tinha acabado de vez. Alguém sabe até quando exatamente é possível fazer o resgate?

4 curtidas

Sim, dá para sacar ainda! O prazo para solicitar o resgate é de 5 anos, desde que foi transferido pro Tesouro. Ou seja, tem até 2028 para fazer isso! Mas, sério, se eu fosse você, não deixaria pra última hora.

4 curtidas

Pessoal, fiquei na dúvida sobre como eu posso consultar se tenho direito. No texto fala sobre o app do FGTS, mas e se eu não tiver smartphone? Tem outra forma de fazer a consulta?

5 curtidas

Se você não tiver como usar o aplicativo, pode consultar diretamente nas agências da Caixa Econômica ou pelo telefone de atendimento (4004-0104 para capitais ou 0800 104 0104 para outras regiões). Também dá para fazer pelo site do FGTS, se preferir usar o computador.

5 curtidas

Esse processo pelo app do FGTS é simples mesmo? Tô meio perdido com tanta senha e cadastro novo que tem que fazer…

5 curtidas

Você só precisa se cadastrar no app, inserir os dados e procurar pela opção de saque. Não demora muito, e se tiver direito, já aparece logo na tela. Se o trabalhador for falecido, o processo também é simples, basta selecionar as opções para “falecimento do trabalhador” e seguir os passos.

4 curtidas