Atenção, trabalhadores: PIS/PASEP 2025 tem valor definido; Confira aqui

O tão aguardado PIS/PASEP de 2025 já teve seu valor determinado, mas para muitos trabalhadores, o aumento ficou além das expectativas.

Apesar de o reajuste acompanhar o crescimento do salário mínimo, a alta será de apenas R$ 97 no teto do benefício, algo considerado baixo por quem aguardava um aumento mais expressivo.

O pagamento do abono será distribuído conforme as mesmas regras e datas tanto pela Caixa Econômica Federal, que gerencia o PIS para trabalhadores da iniciativa privada, quanto pelo Banco do Brasil, que é responsável pelo PASEP, voltado para servidores públicos.

Quem tem direito ao PIS/PASEP em 2025?

Cerca de 26 milhões de brasileiros devem ser contemplados com o abono em 2025, considerando como base os trabalhadores que, em 2023, cumpriram os critérios exigidos. Esses critérios incluem:

• Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2023;
  • Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês em 2023;
  • O empregador deve ter informado corretamente os dados do funcionário na Rais (Relatório Anual de Informações Sociais).

A maioria dos beneficiados será de trabalhadores do setor privado, que receberão pelo PIS, de acordo com informações do Ministério do Trabalho.

Valor do PIS/PASEP 2025

O Governo Federal reservou R$ 30,7 bilhões para o pagamento do abono salarial em 2025, o que representa um aumento de 10% em relação ao orçamento de 2024. Contudo, o reajuste no salário mínimo para R$ 1.509,00 terá impacto direto no valor do benefício. Veja abaixo como ficam os valores do abono, de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base de 2023:

Meses Trabalhados Valor do Abono Salarial
1 R$ 126
2 R$ 251
3 R$ 377
4 R$ 503
5 R$ 630
6 R$ 754
7 R$ 880
8 R$ 1.006
9 R$ 1.132
10 R$ 1.257
11 R$ 1.383
12 R$ 1.509

Com o salário mínimo previsto para 2025 definido, os trabalhadores que contavam com um reajuste mais robusto podem acabar se frustrando com o valor.

Para muitos, a alta de R$ 97 no teto do benefício é vista como insuficiente diante das expectativas criadas.

4 curtidas

Gente, eu já imaginava que o aumento do PIS/PASEP para 2025 não seria lá essas coisas. Com a previsão de inflação controlada e o salário mínimo subindo só um pouco, faz sentido que o abono acompanhe. Mas confesso que esperava pelo menos um aumento de três dígitos. Vocês acham que ainda pode mudar ou já está definido?

4 curtidas

@kellensouza,Infelizmente, acho que esse valor já está praticamente certo. Até porque o orçamento para o próximo ano já foi anunciado, e o governo tem pouca margem para aumentar mais que isso. O que me incomoda é que esse reajuste de R$ 97 não acompanha o custo de vida que a gente está sentindo no dia a dia, né? Parece que as contas não batem.

4 curtidas

Já vi muitos casos de gente que trabalhou certinho e o empregador errou. Nesse caso, o problema nem é o valor do abono, mas sim não conseguir receber nada. Acho que a fiscalização nesse ponto deveria ser mais rígida. Aliás, vocês acham que vale a pena correr atrás disso judicialmente se o empregador errar?

4 curtidas

eu correria atrás sim! Não é justo o trabalhador ser prejudicado por erro do empregador. Se fosse comigo, ia direto na justiça do trabalho, sem pensar duas vezes. O problema é que às vezes o processo é demorado. Alguém aqui já entrou com ação por causa de PIS/PASEP e teve resultado?

4 curtidas

Na prática, processos assim demoram, mas os resultados costumam ser favoráveis ao trabalhador, principalmente se for erro . Eu recomendaria procurar um advogado ou até o sindicato, dependendo do caso. E sobre a fórmula de cálculo, acho que a gente podia pressionar mais o governo para rever isso, porque realmente não acompanha a realidade.

4 curtidas

Gente, eu realmente esperava um aumento maior no valor do PIS/PASEP. Alguém tem uma ideia de como esse valor foi calculado? Eu entendo que o aumento do salário mínimo é um fator, mas parece que a alta é muito pequena. Não teria como ajustar isso de alguma forma?

4 curtidas

O cálculo do valor do abono é feito com base no salário mínimo e no tempo de serviço. O reajuste geralmente reflete o aumento do salário mínimo para manter a proporção do benefício. Pode não parecer muito, mas é assim que o sistema foi estruturado. Infelizmente, a fórmula não é muito flexível. Se quiser influenciar mudanças, talvez seja interessante se envolver em campanhas ou grupos de defesa dos direitos trabalhistas.

4 curtidas