Ouvi dizer que é possível consultar o extrato do PIS/PASEP pelo aplicativo. Alguém pode explicar como fazer isso passo a passo?
Oi Lara! Então, ó, até onde eu sei, tem duas formas de ver: pelo aplicativo Caixa Trabalhador e pelo Meu INSS. Nos dois é preciso ter cadastro feito - aí depende de qual deles você vai ver, o PIS ou o PASEP.
Você deve procurar em cada um deles a opção certa. No da Caixa, procure por > meu NIS > PIS. No do INSS, procure em benefícios por PIS/PASEP. Daí disso você consegue puxar o extrato.
Também tem como ver pelo aplicativo do Caixa Tem. É só baixar no app gratuito no Google Play (Android) e na App Store (Apple) e depois fazer o login ou o cadastro. Em seguida, basta selecionar a opção “abono salarial” para verificar o NIS (ou PIS).
Se você preferir usar o aplicativo Caixa Econômica Federal, também dá certo. Primeiro, baixe o app e faça login com suas credenciais. Na página inicial, você vai ver várias opções de serviços. Procure por ‘PIS’ ou ‘Consulta PIS’. Ali você consegue acessar seu extrato detalhado. O app é bem organizado, então é fácil de encontrar essa função e acompanhar seus saldos e movimentações.
Se você recebe o PIS, no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) também é possível obter o número do PIS. Depois de acessar, siga o passo a passo:
● clique no item “cidadão”;
● selecione “inscrição”;
● clique em “afiliado”;
● informe os dados solicitados.
Em seguida, será exibida uma mensagem com seu número NIT (que também é o PIS)
Quando eu precisei ver o meu extrato, eu fui direto pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Além de várias funções relacionadas ao emprego, ele também permite acessar o extrato do PIS/PASEP. Baixe o app, faça o login com seu CPF e senha do gov.br.
No menu principal, você encontrará a opção ‘Benefícios’. Clicando nela, você pode consultar o extrato do PIS/PASEP. É um jeito prático e rápido de acessar essas informações sem precisar ir até uma agência.