Entreguei minha declaração, mas agora estou inseguro porque ouvi várias histórias de gente que caiu na malha fina por detalhe pequeno. Queria saber como descubro se aconteceu comigo e o que devo fazer caso tenha dado algum problema.
Olha @marielecordoba, dá pra conferir isso direto no site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”. Lá aparece o status da sua declaração, tipo “em processamento” ou “com pendências”. Se tiver algo errado, geralmente já indicam o motivo.
Já aconteceu comigo por causa de um informe de rendimento que esqueci. Corrigi com uma declaração retificadora e resolveu rápido. Então o segredo é acompanhar por lá e agir assim que aparecer alguma inconsistência.
Fica tranquila, tem como verificar fácil. Eu sempre entro no e-CAC com meu CPF e senha gov.br e vejo a situação da declaração. Se estiver na malha fina, aparece uma mensagem detalhando o problema.
Ano passado caí por erro em despesas médicas. Tive que comprovar tudo e depois liberaram. Então, se der problema, junta os documentos e resolve sem desespero que costuma dar certo.
Caso esteja em dúvida ainda como ver se caiu na malha fina, assiste esse vídeo:
Dá pra verificar pelo site ou app da Receita Federal, usando sua conta gov.br. Lá mostra certinho se sua declaração foi processada ou se está retida na malha fina.
Eu já caí por esquecer um rendimento pequeno de freelancer. Tive que corrigir e esperar um pouco, mas resolveu. O importante é não ignorar e acompanhar sempre o status.
Na época eu assisti esse vídeo que me mostrou o passo a passo pra sair da malha fina:
Eu passei por isso e só consegui ficar tranquilo quando consultei o extrato da declaração no portal da Receita. Lá aparece se está tudo certo ou se existe alguma pendência que possa levar à malha fina. O passo a passo é o seguinte:
- entrar no portal e-CAC da Receita Federal
- fazer login com a conta gov.br
- acessar a área “Meu Imposto de Renda”
- clicar em “Extrato da Declaração”
- verificar se há aviso de pendência ou retenção em malha
- conferir qual informação foi apontada com erro
- separar os documentos para comparar os dados
- enviar uma declaração retificadora, se necessário
- acompanhar novamente o status até a regularização
De forma geral, você consegue saber se caiu na malha fina acessando o portal e-CAC da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Lá é possível consultar o extrato da declaração, onde aparecem avisos de pendências, inconsistências ou retenção para análise.
Quando há algum problema, o próprio sistema costuma indicar qual informação precisa ser corrigida ou comprovada.
Aqui no Netdinheiro tem alguns tópicos bem úteis sobre malha fina e imposto de renda, com dicas e explicações de outros usuários. Vale a pena dar uma olhada porque ajuda a entender melhor os erros mais comuns e como resolver cada situação.