Posso cair na malha fina por erro pequeno na declaração?

Tenho medo de preencher algo errado. A Receita costuma pegar erros simples ou só coisas grandes?

5 curtidas

Eu já fiquei com esse mesmo medo quando comecei a declarar. Na primeira vez que fiz sozinho, errei um valor de rendimento que veio no informe da empresa. Foi uma diferença pequena, mas o sistema da Receita cruza os dados e identificou.

Minha declaração ficou com pendência. Corrigi fazendo uma declaração retificadora e resolveu rápido. Pelo que aprendi, eles pegam tanto erros grandes quanto pequenos se os dados não baterem.

5 curtidas

Eu já caí na malha fina uma vez e foi por um erro bem bobo na declaração. Na época eu tinha colocado um valor de despesas médicas diferente do que a clínica tinha informado para a Receita. Nem percebi na hora, mas alguns meses depois vi que minha declaração estava com pendência. Confesso que bateu um desespero porque eu não entendia muito bem como resolver.

Fiquei pesquisando na internet e acabei encontrando um vídeo no YouTube que explicava passo a passo como consultar a pendência no e-CAC e como fazer a declaração retificadora. Esse vídeo me ajudou muito, porque mostrou exatamente onde entrar, o que conferir e como corrigir o erro.

6 curtidas

Uma vez eu digitei errado o CNPJ de uma clínica quando declarei uma despesa médica. Foi só um número errado. Mesmo assim deu divergência porque a clínica tinha informado o valor correto para a Receita. Minha declaração ficou em análise até eu corrigir. Depois que fiz a retificação, liberou normalmente. Então sim, até erro pequeno pode aparecer, mas na maioria das vezes é só corrigir.

5 curtidas

Comigo aconteceu algo parecido, mas foi bem simples de resolver. Eu esqueci de declarar uma conta bancária que tinha saldo pequeno. Meses depois apareceu uma inconsistência. Não cheguei a ter problema maior, só precisei retificar a declaração incluindo a conta. Pelo que percebi, a Receita cruza muitas informações automaticamente, então às vezes até erro pequeno aparece.

Aqui no netdinheiro tem alguns tópicos que falam mais sobre isso:

5 curtidas

@PedroLima eu já passei por isso e confesso que dá um susto grande quando a gente vê que caiu na malha fina. No meu caso foi por causa de uma informação que não bateu com o que a empresa tinha declarado para a Receita.

Na época fiquei bem perdido sem saber exatamente o que tinha causado o problema. Foi aí que comecei a pesquisar e encontrei um vídeo no YouTube que me ajudou bastante a entender o que pode levar uma declaração para a malha fina.

5 curtidas