Como fazer Imposto de Renda?

Alguém sabe como fazer Imposto de Renda? Preciso muito dessa ajuda!

6 curtidas

Para fazer a declaração de Imposto de Renda, siga os passos abaixo:

1. Organize todos os documentos que comprovem seus rendimentos e despesas do ano anterior.
  2. Baixe e instale o programa da Receita Federal ou acesse o serviço online com sua conta gov.br.
  3. Preencha os campos com suas informações financeiras e pessoais.
  4. Escolha entre a declaração completa ou simplificada, conforme sua situação.
  5. Revise todos os dados antes de enviar a declaração à Receita Federal.
4 curtidas

Eu comecei reunindo todos os documentos necessários, como os informes de rendimentos do meu trabalho, comprovantes de despesas com saúde e educação, e o extrato bancário.

4 curtidas

@IgorRosa, Você pode baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD) da Receita Federal, que é o mais comum para fazer o Imposto de Renda.

Com ele, você vai preencher os dados sobre seus rendimentos, despesas e bens. Após preencher, o programa faz os cálculos para você e te dá a opção de enviar a declaração pela internet.

4 curtidas

Se preferir fazer no celular, existe o app Meu Imposto de Renda, que você pode baixar na loja de aplicativos. Ele é bem fácil de usar, você só precisa colocar os dados como informes de rendimento e despesas dedutíveis, e o app vai te guiando em cada etapa.

3 curtidas

Você também pode acessar diretamente o site da Receita Federal, fazer o login no portal gov.br e preencher a declaração online. O processo é bem simples, e você consegue acompanhar o status da sua declaração por lá também.

4 curtidas

Pessoal, decidi fazer o Imposto de Renda sozinho para aprender o processo de forma prática.

Usei o site da Receita Federal e comecei a preencher os campos com base nos documentos que tinha. Foi legal ver como funciona a parte de rendimentos e deduções. Revisei tudo antes de enviar e, quando terminei, me senti bem realizado por ter feito tudo sozinho.

4 curtidas

Tudo bem? Fazer o Imposto de Renda pode parecer complicado, mas é bem direto se você seguir os passos certos. Vou te explicar exatamente como fiz a minha e espero que isso te ajude:

Reuni toda a documentação necessária

Separei os informes de rendimentos que recebi do meu empregador, bancos e outras fontes de renda. Também peguei comprovantes de despesas que poderiam ser deduzidas, como gastos com saúde, educação e doações.

Baixei o Programa da Receita Federal

Acesse o site oficial da Receita Federal e baixei o Programa Gerador da Declaração (PGD) do ano correspondente. É gratuito e seguro.

Preenchi os dados no programa

• Comecei com informações pessoais, como CPF, endereço e dependentes.
  • Depois, fui preenchendo os rendimentos tributáveis, como meu salário e outras rendas.
  • Coloquei as despesas dedutíveis para reduzir o imposto, como plano de saúde e escola.
  • Por último, informei meus bens e direitos, como carro e poupança.

Conferi tudo duas vezes

Verifiquei se os valores batiam com os documentos. O programa também avisa se você deixar algo faltando.

Enviei pelo sistema da Receita

Após preencher, usei a opção de envio direto pelo programa. Você precisa estar conectado à internet para isso.

Acompanhei no site

Depois de enviar, entrei no portal e-CAC da Receita Federal para verificar se estava tudo certo ou se precisava corrigir algo. Lá, também dá para acompanhar se você tem algo a pagar ou a receber (restituição).

5 curtidas

@IgorRosa, tudo bem? Aqui na nossa comunidade Net Dinheiro possuí muitos conteúdos que talvez te interesse, que tal dá uma olhada?

Mas respondendo a sua pergunta, Use o site da Receita Federal e comecei a preencher os campos com base nos documentos que pedem e lá siga todo passo a passo.

4 curtidas

Você também pode acessar diretamente o site da Receita Federal , fazer o login no portal gov.br e preencher a declaração online.

4 curtidas