Queria saber se tem muito problema em não fazer a declaração do Imposto de Renda. Podem me ajudar nisso, por favor?
Olha, eu já quase deixei de declarar uma vez por achar que “não ia dar nada”. Mas dá sim. Se você é obrigado a declarar e não entrega, paga multa. A multa mínima já dói no bolso. E quanto mais tempo passa, maior pode ficar. Fora que seu CPF pode ficar com pendência na Receita.
Matilde, eu sempre falo para os amigos: não declarar não significa que a Receita não sabe. Hoje em dia, quase tudo é informado por bancos, empresas e planos de saúde. Se você cair na malha fina, vai ter que explicar depois. E pode pagar multa e juros sobre imposto devido.
No meu caso, eu entreguei atrasado e já tive que pagar multa automática. Ela vem junto no sistema quando você envia. Se você simplesmente não declarar, seu CPF pode ficar irregular. Isso pode atrapalhar para fazer financiamento, tirar passaporte e até movimentar conta, dependendo do caso.
Oi, Matilde! Pelo que eu aprendi, se você era obrigada e não declarou, pode ter cobrança do imposto com multa e juros acumulados. E isso vai crescendo com o tempo. Melhor resolver logo do que deixar virar uma bola de neve.
Eu já ajudei um parente que ignorou a declaração por anos. O resultado não poderia ser outro: CPF irregular e dificuldade para fazer várias coisas simples. Teve que regularizar tudo depois, pagar multa e ainda correr atrás de documentos antigos. Sai mais caro e dá mais dor de cabeça.
Eu já passei por essa dúvida e sei como ela é comum. Muita gente acha que não declarar o Imposto de Renda é algo que “passa batido”, mas não é bem assim. A Receita cruza dados o tempo todo com bancos, empresas e outras instituições. Então, se você é obrigado a declarar e simplesmente não entrega, as consequências aparecem mais cedo ou mais tarde.
O que acontece se eu não declarar o Imposto de Renda?
Se você estava obrigado a declarar e não entregou dentro do prazo, a Receita considera omissão. Isso gera penalidades automáticas e pode trazer complicações fiscais e financeiras. Não é só uma multa simples, pode virar uma dor de cabeça maior se você deixar acumular.
-
Multa por atraso, com valor mínimo e possibilidade de aumento conforme o tempo passa
-
Juros sobre eventual imposto devido
-
CPF com pendência ou situação irregular
-
Risco de cair na malha fina e precisar prestar esclarecimentos depois
O melhor caminho é regularizar o quanto antes. Mesmo que tenha perdido o prazo, ainda dá para enviar a declaração e resolver a situação. Quanto mais você demora, maior pode ficar o custo e o estresse.
Na minha visão, o pior não é nem a multa em si, é a pendência no CPF. Isso trava sua vida financeira. Já vi gente não conseguir financiamento por causa disso. Então, se tiver dúvida, vale checar as regras ou falar com um contador. É mais simples do que parece.
Então, Matilde, uma coisa importante: se você não era obrigada a declarar, aí é outra história. Mas se você se enquadra nas regras e não entrega, a Receita considera omissão. E omissão pode virar problema fiscal. Não compensa arriscar por bobeira.