Minha declaração não é tão complexa. Mesmo assim compensa pagar um profissional?
Acredito que não, agora tá bem fácil de declarar, ainda mais com a pré-preenchida
Uma vez fiz tudo sozinho e caí na malha fina por uma besteira. É bom contratar só pra garantir rs
Ou aprende como fazer certinho
Eu também já pensei em contratar contador mesmo tendo uma declaração simples. No final acabei fazendo sozinho e percebi que não era tão complicado quanto imaginava.
A pré-preenchida ajuda bastante porque já vem tudo pronto, você só precisa confirmar as informações. O sistema faz o cálculo de tudo então não tem muito com o que se preocupar.
Agora se você fez uma operação mais complicada durante o ano, como vender um imóvel, aí sim seria interessante consultar um contador.
Vi esse vídeo aqui e me ajudou a decidir se contratava ou não:
Agora eu sempre contrato porque não quero me complicar com a Receita ![]()
A questão que mais complica o imposto de renda é a mudanças nas regras. Todo ano aparecem ajustes na forma de declarar rendimentos, investimentos ou bens. Um contador acompanha isso no dia a dia.
Para quem não trabalha com isso, é fácil deixar passar algum detalhe importante.
Hoje eu realmente recomendo contratar um profissional, mesmo quando a declaração parece simples. O custo costuma ser relativamente baixo perto da segurança que você ganha, e muitas vezes o contador ainda ajuda a organizar melhor sua vida financeira para os próximos anos.
Para mim acabou sendo um investimento que valeu bastante a pena.