Ouvi falar sobre o saque-aniversário do FGTS, mas não entendi bem como funciona. Alguém pode explicar os detalhes e como posso aderir a essa modalidade?
Eu trabalho com TI há quase 16 anos e sempre sou eu quem saio da empresa (geralmente para uma melhor) então assim que soube do saque aniversário eu mudei pra essa opção pq pelo menos assim eu recebo alguma coisa.
Até onde eu sei, o saque-aniversário funciona mais ou menos assim: vc pede para alterar no próprio app do FGTS, aí você vai receber no mês do seu aniversário o valor proporcional ao que existe na sua conta:
Só que aí vc perde o acesso ao saque-rescisão e só pode ter de novo 25 meses após a troca
Qualquer forma de dar liquidez ao FGTS é mais que válida, especialmente se você tem uma vida financeira controlada. Por isso optei pelo saque aniversário desde quando foi instituída essa possibilidade.
Se um dia for possível fazer a opção, vou optar por sair desse regime e receber o valor mensal, assim como originalmente era para ser: só teria FGTS quem optasse por isso. Mas como era de se esperar, o estado viu uma forma de funding barata as custas do trabalhador e tornou o FGTS obrigatório.
De qualquer forma, funciona como o @faelribeiro colocou aí acima… Você vai receber um valor proporcional ao que tem na conta, no mês do seu aniversário, e perde direito ao saque-rescisão.
Saque-Aniversário do FGTS permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário . A adesão ao Saque-Aniversário é opcional. Quem não optar pela adesão permanece na sistemática padrão, que é o Saque-Rescisão.
Dá para solicitar pelo app mesmo:
Eu entrei na empresa há algum tempo, não pretendo sair por agora e também não dá para prever demissão… O que você faria? Porque sei que ficar sem o saque-rescisão pode ser tenso, né
Ei, @lumilima! Pode ser um pouco difícil de entender (como funciona ou se é válido fazer) algumas coisas a respeito do FGTS, né?
Aqui no Net Dinheiro, a gente já falou bastante tanto sobre essa modalidade de serviço, quanto sobre outros assuntos relacionados. Vou deixar aqui alguns links para você conferir, combinado?
E aí, @lumilima, beleza? Então… Tudo depende do que vc considera importante para si mesma. Eu, como eu disse, não fui demitido de nenhuma empresa até agora… Então eu prefiro receber a grana do FGTS todo ano, pelo menos o dinheiro tá na minha mão e não guardado pra eles.
Mas se pra vc isso pode ser uma questão, melhor estudar melhor a viabilidade, nao?
Me intrometendo aqui… Eu iria de acordo com quanto você tem no FGTS. Se acabou de entrar na empresa ou tem pouco eu iria pelo saque aniversário.
Agora se tem muito tempo de empresa e logo os saques do saque aniversário são reduzidos, eu consideraria ficar no de desligamento ou pra usar para financiar alguma coisa em seu nome!
Concordo! Meu saque é aniversário, é bom até você ser demitido e não poder sacar ele… Quando veio a pandemia fui desligada da empresa, fui na caixa sacar meu FGTS e quando chego lá fico sabendo que não podia sacar (não sabia disso) então fiquei com o FGTS preso lá por uns bons tempos até poder pegar uma parte somente desse valor… Agora eu mudei para o saque recisão que vai começar a valer somente em 2025 pq nunca se sabe né…