Como usar o FGTS para compra de imóvel?

Existem diversas formas de usar o FGTS na compra da sua casa própria, seja com outros programas sociais ou não.

O FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) é um benefício que tem diversos tipos de uso, mas que especialmente tem sido usado como uma forma de ajudar o trabalhador a conquistar o seu sonho da casa própria.

Junto a isso, o retorno do Minha Casa Minha Vida traz mais excelentes negócios para quem está em busca de um bom imóvel, e ainda potencializando com os abatimentos do FGTS, você tem a chance de conseguir um excelente negócio.

Descubra todas as formas de usar o FGTS para comprar um imóvel e como sua casa própria pode ser adquirida de forma muito mais interessante. Além disso, confira como você também pode conseguir usar o FGTS para comprar materiais de construção para reformas.

Como usar o FGTS para compra de imóvel em 2024?

Existem algumas formas fundamentais para comprar sua casa própria com o FGTS, o que pode ser feito, inclusive com apoio do Minha Casa Minha Vida. Desta maneira, fica possível conseguir os melhores negócios para a casa própria.

É possível também amortizar contratos já existentes, pedindo autorização do FGTS para fazer este uso e, sendo autorizado, basta fechar o contrato.

Para fazer essa requisição, porém, é necessário que você cumpra estes pré requisitos:

• É preciso ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em empresas diferentes.
  • Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do País.
  • Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de imóvel residencial urbano ou de parte residencial de imóvel misto, concluído ou em construção, localizado no município de sua atual residência, ou onde exerce a sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana.

É possível usar o FGTS na compra de material de construção?

Além do FGTS para compra de imóvel também pode ser usado para compra de material de construção para a reforma do seu imóvel próprio.

Desta maneira, você também pode reformar um imóvel que já esteja quitado, podendo expandi-lo ou ainda melhorar suas condições.

Finalmente, é importante ter em mente que o valor do FGTS pode ser afetado pelo seus saques aniversário e ainda pelo adiantamento do FGTS, bloqueando parte dos valores.