Como funciona o saque calamidade do FGTS?

Ouvi falar que é possível fazer um saque do FGTS em caso de calamidade pública. Como funciona esse saque e quais são os requisitos?

7 curtidas

O Saque Calamidade do FGTS é um benefício emergencial que permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 do Fundo de Garantia por necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas, etc.) que tenha atingido sua residência .

Para ter direito:

• Residir em área de desastre natural: Município em situação de emergência ou estado de calamidade pública decretado pela Defesa Civil.
  • Ter saldo no FGTS : Quantia disponível na conta na data da solicitação.
  • Não ter realizado outro Saque Calamidade nos últimos 12 meses: Exceto para municípios gaúchos afetados pelas chuvas de maio de 2024.
  • Comprovar o dano: Documentos que comprovem o desastre natural e o impacto na sua residência.

Documentos necessários:

• Documento de identidade e CPF.
  • Comprovante de residência atualizado: Declaração da Prefeitura Municipal ou outro documento válido.
  • Documentos que comprovem o dano: Fotos, laudos, boletim de ocorrência, etc.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou extrato do FGTS.

Como solicitar:

• App FGTS:
    • Baixe o app e siga as instruções.
    • Tire fotos dos documentos e da sua selfie.
    • Acompanhe o andamento da solicitação.
  • Agência da Caixa :
    • Leve os documentos originais.
    • Agendamentos podem ser necessários.
  • Prefeituras:
    • Algumas auxiliam na solicitação.
7 curtidas

Eu sei como funciona o saque calamidade do FGTS porque passei por isso recentemente, nas enchentes do ano passado. Basicamente, quando uma região é atingida por um desastre natural, como enchentes ou deslizamentos, o governo pode decretar estado de calamidade pública. Se isso acontecer, você pode sacar parte do seu FGTS para ajudar nas despesas.

O processo começa com a prefeitura local comunicando a Caixa Econômica Federal sobre a situação. Depois, você precisa comprovar que mora na área afetada e que seu endereço está registrado no FGTS. Para isso, vale conta de luz, água, telefone, entre outros. O valor do saque depende do saldo que você tem na conta do FGTS, mas tem um limite, que geralmente é em torno de R$ 6.220.

Pra fazer o saque, você pode usar o app do FGTS, que é super prático, ou ir até uma agência da Caixa com os documentos necessários. O dinheiro costuma ser liberado em poucos dias depois da aprovação. Então, se você está nessa situação, dá uma olhada se sua área foi reconhecida como de calamidade e corre atrás dos documentos!

Eu sei também que de sexta-feira, a Caixa Econômica Federal sempre libera a lista de cidades que decretaram estado de calamidade pública, que os habitantes podem solicitar o saque.

6 curtidas

Aqui no Net Dinheiro tem um tópico bastante específico sobre o que acontece quando uma cidade ou estado decreta estado de calamidade pública, dá uma olhada:

Além dele, você também encontra bastante conteúdo sobre o FGTS, que pode ser bastante útil para entender como funcionam os saques:

5 curtidas

@miguelrodrigues, você sabe onde eu encontro essa lista de cidades na Caixa? Aqui minha cidade declarou estado de calamidade e não tô achando!

6 curtidas

@alicealves, vai rolando a página nesse link aqui: https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx que você encontra a lista atualizada. Aí também tem o prazo máximo de cada uma das cidades para a solicitação do saque do seu FGTS

7 curtidas