Como funciona o Fies pagamento?

Quais são as etapas para realizar o pagamento do financiamento estudantil e quais as condições que eu preciso ficar atento? É possível parcelar ou existe algum desconto?"

5 curtidas

O funcionamento do pagamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é dividido em duas etapas principais:

1. Durante o Curso: Enquanto o estudante estiver matriculado, ele paga uma parcela trimestral referente aos juros do financiamento. Esse pagamento é feito ao longo de todo o período de estudos e também se estende durante o prazo de carência, que ocorre alguns meses após a formatura.
  2. Após a Formatura: Depois de concluir o curso, o estudante começa a pagar parcelas mensais. O valor dessas parcelas depende de diversos fatores, como a duração do curso financiado, a mensalidade, a renda do estudante e o valor total financiado. Cada contrato de financiamento é único, e, se o estudante for selecionado, terá acesso a todos os valores exatos relacionados ao seu financiamento.
4 curtidas

O pagamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um processo que envolve algumas etapas e condições importantes.

Etapas para Realizar o Pagamento do Financiamento Estudantil:

Durante o Curso

• Coparticipação Mensal: Durante o período em que você está matriculado, é necessário pagar uma parte da mensalidade, chamada de coparticipação. Esse valor é a parcela dos encargos educacionais não financiada pelo FIES e deve ser pago diretamente à instituição de ensino.

• Boleto Trimestral: Além da coparticipação, também deve-se pagar um boleto trimestral ao governo, que varia anualmente de acordo com o tipo de contrato.

1. Após a Formatura:
  • Amortização da Dívida: Assim que você se forma, começa a amortizar o saldo devedor. O valor das parcelas mensais depende da sua renda. Se você tiver uma renda, começa a pagar logo no primeiro mês após a conclusão do curso. Caso contrário, fará o pagamento mínimo.

Condições Importantes a Ficar Atento:

• Percentual Financiado: A porcentagem da mensalidade financiada pelo FIES é determinada por uma fórmula que leva em consideração sua renda familiar. Se você financiar apenas uma parte do curso, terá que pagar o restante diretamente à faculdade.
  • Taxa de Juros: A taxa de juros do FIES é fixa e atualmente é de 6,5% ao ano para contratos a partir de 2015. É essencial verificar se essa taxa se aplica ao seu contrato específico.
  • Consequências de Inadimplência: Caso não consiga pagar a dívida, seu nome pode ser incluído em órgãos de proteção ao crédito, e você pode enfrentar sérias consequências, como a suspensão do diploma.

Parcelamento e Descontos:

• Possibilidade de Parcelamento: As parcelas mensais podem ser ajustadas de acordo com a sua realidade financeira, podendo ser reduzidas se você estiver com dificuldades.

• Não há uma opção de “desconto” direto nas parcelas, mas o valor pode variar conforme sua renda e o percentual financiado.

Dicas Finais

• Leia o Contrato: Antes de assinar, é importante entender todas as cláusulas do seu contrato para saber exatamente quais são suas obrigações e direitos.

• Mantenha-se Atualizado: Fique atento às mudanças nas regras do FIES, pois elas podem afetar suas condições de pagamento.

Dá uma olhada nesse vídeo aqui para entender melhor, vale muito a pena:

6 curtidas

Eu sou estudante e estou aproveitando o FIES para financiar meu curso. A parte que mais me ajuda é que só começo a pagar a dívida após me formar, o que me dá mais tranquilidade para focar nos estudos.

4 curtidas

Oi, eu sou estudante e, para realizar o pagamento do FIES, as etapas são bem simples.

Primeiro, durante o curso, pago a coparticipação mensal e, além disso, um boleto trimestral referente aos juros.

É importante ficar atento ao prazo para iniciar o pagamento da dívida após a formatura, que pode ser logo depois de conseguir um emprego.

Não vi opções de desconto, mas as parcelas são ajustadas de acordo com a renda, o que ajuda bastante!

4 curtidas

Oi, o FIES tem um tempo para pagar a dívida que pode variar, mas normalmente leva de 3 a 5 anos.

Durante a graduação, pago a parte da mensalidade que não é financiada e um valor trimestral. Depois que eu me formar, começo a pagar mensalmente, dependendo do que eu ganho.

4 curtidas

As etapas de pagamento são bem fáceis de entender. Enquanto estudo, preciso pagar a parte que não é financiada e também um boleto a cada trimestre.

4 curtidas

@karenmontes, até agora, não vi descontos, mas a adaptação das parcelas à renda ajuda bastante.

4 curtidas

Dá uma lida nesses tópicos aqui, me ajudaram bastante e tenho certeza que irá te ajudar também:

4 curtidas

Durante a faculdade, pago a parte da mensalidade e um valor trimestral. Depois que eu terminar, as parcelas são mensais e ajustadas conforme minha renda.

4 curtidas