Estou pensando em fazer uma faculdade, mas o custo está pesando muito. Ouvi falar que dá para conseguir o FIES 100%, mas não sei por onde começar. Alguém pode compartilhar dicas ou experiências de como conseguir essa ajuda financeira? Estou ansioso para saber mais!
@marianacardoso tudo bem?
Para conseguir financiamento integral de 100% pelo Fies, você precisa atender a alguns critérios importantes.
Primeiro, é essencial ter feito o Enem a partir de 2010 e ter uma média igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.
Outro ponto é a renda familiar, que deve ser de até três salários mínimos por pessoa, com o salário mínimo atual de R$ 1.320, isso significa que sua renda familiar mensal não pode ultrapassar R$ 3.960.
Quando você se inscreve, a porcentagem do financiamento que você vai conseguir depende de quanto a mensalidade do curso compromete a sua renda.
O MEC usa uma fórmula específica para calcular isso, então, quanto menor a sua renda e quanto mais difícil for arcar com as mensalidades, maior a chance de conseguir o financiamento integral.
Além do Fies, você pode considerar outras opções, como as bolsas de estudo oferecidas pela Quero Bolsa, que podem chegar a até 80%.
Nessa plataforma, não é preciso comprovar renda nem ter feito o Enem, e você pode encontrar várias parcerias com instituições renomadas.
Recomendo a leitura desses tópicos aqui abaixo:
Conseguir o Fies 100% não é tão complicado, mas tem algumas regras que você precisa seguir. Primeiramente, você precisa ter feito o Enem , com média mínima de 450 pontos e sem zerar a redação.
Eu também estava super ansioso antes de começar a faculdade e o FIES foi uma grande ajuda.
Para conseguir o financiamento integral, foque em ter uma nota boa no Enem e certifique-se de que sua renda familiar está dentro dos limites.
A formulação do MEC é um pouco complexa, mas basicamente, quanto menos sua família ganha, maior a chance de conseguir 100%.
Eu entendo bem o quanto o custo da faculdade pode ser assustador, quando eu quis fazer a minha, fui atrás do FIES e consegui 100%.
O segredo é garantir uma boa nota no Enem e ficar atento à renda familiar, que não pode passar de três salários mínimos por pessoa.
Além disso, não esqueça de se inscrever nas datas corretas e acompanhar as oportunidades.
Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.
Pessoal, Como saber quanto de financiamento conseguiu no fies?
Se você quer saber quanto de financiamento conseguiu no FIES, pode verificar isso diretamente no portal do FIES. Basta entrar com seu login e senha, e as informações sobre o valor do financiamento vão estar disponíveis lá.
Fui atrás do FIES e consegui 100%! O segredo é garantir uma boa nota no Enem e ficar atento à renda familiar, que não pode passar de três salários mínimos por pessoa.