Oi, gente! Estou pensando em me inscrever no FIES e queria saber qual é a renda máxima que posso ter para conseguir o financiamento. Alguém pode me ajudar com isso? Valeu!
De acordo com o edital, para participar do Fies, o estudante precisa ter uma renda familiar mensal bruta por pessoa de no máximo 3 salários mínimos. Na prática, isso significa que a renda familiar total não pode ultrapassar R$ 4.236,00 por mês.
@nathansilva, tudo bem? Olha, eu me inscrevi no Fies e posso te explicar direitinho, a partir de 2024, as coisas mudaram um pouco.
Agora, metade das vagas vai para o Fies Social, que é uma nova modalidade focada em quem tem uma renda mais baixa, tipo até meio salário mínimo por pessoa da família (uns R$ 706,00), e tem que estar inscrito no CadÚnico.
Nessa modalidade, você consegue 100% do financiamento da mensalidade, o que é super útil, né?
Mas, para quem não se encaixa nessa modalidade, ainda dá para participar se a renda familiar por pessoa for de até 3 salários mínimos, ou seja, até R$ 4.236,00 no total.
Além disso, tem aquela exigência de ter feito o Enem a partir de 2010 e ter tirado no mínimo 450 pontos, sem zerar a redação. Eu sei que essa parte da renda confunde muita gente, mas é basicamente isso.
Recomendo a leitura desses tópicos aqui abaixo:
Uma amiga minha entrou no Fies ano passado, e ela comentou que, agora, tem essa nova modalidade do Fies Social.
Metade das vagas vai pra quem tem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706,00) e tá inscrito no CadÚnico.
Os valores da mensalidade na faculdade escolhida pelo FIES pode mudar para você ao longo do curso ?
Por exemplo se escolhi um curso com mensalidade de 8000 reais, e supondo que o FIES só sobre 7000 reais, eu iria pagar todos os meses o restante de mil reais, mas a mensalidade da faculdade pode subir para 10 mil, e de um mês para o outro eu ter que pagar agora 3 mil reais ?
Sim ! Infelizmente, o FIES não ultrapassa esse teto e geralmente as mensalidades aumentam ao longo do curso.
Pessoal, e quanto pagaria por mês após o final da faculdade?
Depende da faculdade, o teto do fies agora aumentou também.
Olá, bom dia! Existe a possibilidade de conseguir o Fies já estando cursando medicina?
@JonathanDalfior Sim, é possível conseguir o FIES mesmo já estando cursando medicina. Você pode se inscrever durante o curso, desde que atenda aos critérios, como ter feito o Enem e se enquadrar nos requisitos de renda. Vale muito a pena tentar!
Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:
Eu me inscrevi no Fies esse ano e, sinceramente, essa parte da renda me deixou confusa no começo. Mas aí fui entendendo que tem dois tipos agora.
Se você tem uma renda por pessoa de até R$ 706,00 e está no CadÚnico, você entra no Fies Social, que cobre toda a mensalidade.
Pra quem tem até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 4.236,00), entra no Fies tradicional, que também é uma boa.