Fui demitido sem justa causa e quero saber quanto posso sacar do FGTS nessa situação. Existe algum limite ou regra para esse saque?
Olha, quando você é demitido sem justa causa, pode sacar todo o valor que tem na sua conta do FGTS, ou seja, o saldo completo que a empresa foi depositando ao longo do tempo.
Além disso, ainda tem a multa de 40% que a empresa tem que pagar sobre o valor total que estava na sua conta ativa do FGTS.
O valor do saque do FGTS é limitado a até R$ 1.000 por trabalhador, levando em conta a soma dos saldos disponíveis em todas as suas contas do FGTS.
Se você tiver mais de R$ 1.000, receberá apenas essa quantia. Por outro lado, se o saldo total for inferior a R$ 1.000, você poderá retirar o montante integral que possui no fundo.
Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:
@GabrielaSouza, tudo bem? Se você foi demitido sem justa causa, pode sacar o saldo total da sua conta do FGTS.
Isso inclui os depósitos que o empregador fez durante o período em que você trabalhou, além da multa rescisória de 40% sobre o saldo total do FGTS.
Não há um limite específico para o valor que você pode retirar, já que é o total acumulado. Para realizar o saque, você precisará apresentar documentos, como a sua carteira de trabalho, e pode fazer isso em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do FGTS.
É bom ficar atento ao prazo de até 90 dias após a demissão para solicitar o saque, então, não deixe para a última hora.
Dá uma olhada nesse vídeo para entender melhor:
Olha, eu fui demitida sem justa causa e fui surpreendida ao saber que poderia sacar todo o meu FGTS. O que acontece é que, além do que tinha acumulado, eu também recebi a multa de 40% sobre o saldo.
Fui demitido mais não peguei nada do FGTS nem a multa fiz o empréstimo do FGTS antes da empresa deposita fiquei cm 10k bloqueado toda ano pego só do saque aniversário
Nossa que alívio, já tava com medo de perder os 40% . porque estou na modalidade de saque aniversário.
Pessoal, após eu sacar a multa posso ainda fazer empréstimo com o restante que ficou preso no FGTS por causa do saque aniversário?
@Ceciliaduarte, Então deixa eu ver se entendi, O valor de 40% e calculado de acordo com todos os Depositos, não tem nada haver com o saldo atual depois de ter pego o emprestimo e saques?
Isso, você receberá os 40% do valor que já foi depositado e você recebe a multa apenas
Após sacar a multa do FGTS, não dá para usar o restante que ficou preso por causa do saque-aniversário para fazer um empréstimo.
Esse valor fica “congelado” até o próximo aniversário e não pode ser acessado antes disso. Se você precisar de crédito, é melhor explorar outras opções de garantia ou consultar seu banco sobre alternativas disponíveis.