Ouvi falar que é possível antecipar a restituição do Imposto de Renda usando o saldo do PIS/PASEP. Isso é verdade? Como devo proceder?
Olha, @arturtodorov, até onde eu sei não, não é possível antecipar a restituição do Imposto de Renda utilizando o PIS/PASEP.
O PIS/PASEP e a restituição do IR são dois programas distintos, com objetivos e regras de funcionamento diferentes. Embora o PIS/PASEP e a restituição do IR sejam ambos benefícios financeiros importantes, não há como utilizá-los para antecipar um ao outro.
Eu já passei por essa situação e posso te dizer que antecipar a restituição do IR usando o PIS/PASEP não é possível. O que você pode fazer é usar a antecipação da restituição do Imposto de Renda diretamente com o banco.
Funciona assim: quando você entrega a sua declaração, algumas instituições financeiras oferecem um serviço onde eles adiantam o valor que você tem a receber do IR. Normalmente, os bancos liberam até 100% do valor da restituição, mas com juros.
A vantagem é que você recebe o dinheiro mais rápido, mas tem que pagar essa taxa de juros, que pode variar bastante. O saldo do PIS/PASEP, por outro lado, só pode ser sacado em condições específicas como aposentadoria, doenças graves ou idade acima de 60 anos. Então, a melhor saída para antecipar a restituição do IR é realmente por meio dos bancos.
Dá uma olhada para entender melhor a diferença entre PIS e PASEP:
Já ouvi falar dessa confusão antes, mas a verdade é que não dá para usar o PIS/PASEP para antecipar a restituição do IR. O que você pode fazer, e que muitos bancos oferecem, é a antecipação da restituição do Imposto de Renda.
Mas assim, você vai pagar juros na hora de pagar de volta. Então talvez valha a pena só esperar a restituição mesmo e seguir. Mas o PIS/PASEP de fato não tem nada a ver com esse assunto, viu
Valeu pela explicação, @lucianobarradas e @leonardonotini… Eu ouvi nos grupos do WhatsApp e me interessou, porque recebo PIS, mas se não dá para antecipar o IRPF com ele, nem vale a pena mesmo antecipar de toda forma, né?
Pô, cara, aí é uma decisão pessoal… Se você tá precisando, antecipa. Mas é o que a @marcelafonseca falou ali em cima… Você vai pagar juros! Igual acontece com a antecipação do saque do FGTS, nem vale a pena na maioria dos casos, só se você tiver precisando MUITO de grana!
Ei, @arthurtodorov, tudo bem por aí?
Entendo que possa haver mesmo essa confusão das antecipações dos pagamentos… Mas acredito que o pessoal já respondeu mais diretamente à sua dúvida. Se você estiver com alguma outra questão quando o assunto é Benefícios Sociais ou, por exemplo,
Cartões de Crédito , que tal dar uma olhadinha melhor na comunidade do Net Dinheiro?
Tem bastante conteúdo legal que pode te ajudar agora ou no futuro:
Deixo também alguns outros temas que acho interessantes aqui na plataforma:
O que eu sei, @arturtodorov, é que o PASEP pode receber restituição… Mas não tem nada a ver com a antecipação do IRPF não.
Dá uma olhada nessa tabela: