Estou sem trabalhar há alguns meses e me pergunto se ainda tenho direito ao benefício do INSS, mesmo sem estar contribuindo ativamente. Alguém sabe como funciona essa questão para quem está fora do mercado de trabalho?
Sim, você pode ter direito ao Auxílio-Doença mesmo estando desempregado, mas precisa estar atento a alguns pontos.
-
Qualidade de Segurado: Para receber o benefício, é fundamental que você mantenha a qualidade de segurado. Isso significa que você deve ter contribuído para o INSS nos últimos 12 meses antes de ficar desempregado.
-
Carência: Dependendo da sua situação, pode ser exigido um período de carência, que é o tempo mínimo de contribuição. Para o Auxílio-Doença, geralmente, são necessários 12 contribuições mensais, a menos que você se enquadre em alguma exceção.
-
Incapacidade: É preciso comprovar que você está incapaz para o trabalho de forma total e temporária, por meio de uma avaliação médica do INSS.
Se você não contribuiu recentemente, pode perder a qualidade de segurado, mas há um período de graça que varia conforme o tempo de contribuição.
A calculadora de qualidade de segurado que você mencionou pode ajudar a esclarecer sua situação.
Te recomendo assistir o vídeo aqui abaixo, me ajudou bastante:
@nathansilva, Eu estava desempregado há alguns meses e tinha dúvidas sobre meu direito ao Auxílio-Doença.
Após pesquisar, descobri que, mesmo sem trabalhar, eu ainda poderia solicitar o benefício se tivesse contribuído ao INSS anteriormente. Fiz a perícia e consegui o auxílio, o que foi um alívio para mim.
Um amigo meu passou por uma situação parecida. Ele ficou desempregado e achou que não teria direito ao Auxílio-Doença. Mas, ao conferir suas contribuições, percebeu que ainda estava dentro do período de graça.
Uma conhecida minha passou por um período complicado e, embora estivesse desempregada, conseguiu o Auxílio-Doença.
Ela tinha feito as contribuições anteriormente e, com a ajuda de um advogado, conseguiu a documentação necessária. Isso fez toda a diferença para ela, pois garantiu uma segurança financeira enquanto se recuperava.
Olha, encontrei alguns tópicos que me ajudaram bastante, vale a pena dá uma olhada aqui abaixo: