Estou desempregado, posso pedir auxílio-doença?

Estou sem trabalhar há alguns meses e me pergunto se ainda tenho direito ao benefício do INSS, mesmo sem estar contribuindo ativamente. Alguém sabe como funciona essa questão para quem está fora do mercado de trabalho?

5 curtidas

Sim, você pode ter direito ao Auxílio-Doença mesmo estando desempregado, mas precisa estar atento a alguns pontos.

1. Qualidade de Segurado: Para receber o benefício, é fundamental que você mantenha a qualidade de segurado. Isso significa que você deve ter contribuído para o INSS nos últimos 12 meses antes de ficar desempregado.

2. Carência: Dependendo da sua situação, pode ser exigido um período de carência, que é o tempo mínimo de contribuição. Para o Auxílio-Doença, geralmente, são necessários 12 contribuições mensais, a menos que você se enquadre em alguma exceção.

3. Incapacidade: É preciso comprovar que você está incapaz para o trabalho de forma total e temporária, por meio de uma avaliação médica do INSS.

Se você não contribuiu recentemente, pode perder a qualidade de segurado, mas há um período de graça que varia conforme o tempo de contribuição.

A calculadora de qualidade de segurado que você mencionou pode ajudar a esclarecer sua situação.

Te recomendo assistir o vídeo aqui abaixo, me ajudou bastante:

5 curtidas

@nathansilva, Eu estava desempregado há alguns meses e tinha dúvidas sobre meu direito ao Auxílio-Doença.

Após pesquisar, descobri que, mesmo sem trabalhar, eu ainda poderia solicitar o benefício se tivesse contribuído ao INSS anteriormente. Fiz a perícia e consegui o auxílio, o que foi um alívio para mim.

4 curtidas

Um amigo meu passou por uma situação parecida. Ele ficou desempregado e achou que não teria direito ao Auxílio-Doença. Mas, ao conferir suas contribuições, percebeu que ainda estava dentro do período de graça.

4 curtidas

Uma conhecida minha passou por um período complicado e, embora estivesse desempregada, conseguiu o Auxílio-Doença.

Ela tinha feito as contribuições anteriormente e, com a ajuda de um advogado, conseguiu a documentação necessária. Isso fez toda a diferença para ela, pois garantiu uma segurança financeira enquanto se recuperava.

Olha, encontrei alguns tópicos que me ajudaram bastante, vale a pena dá uma olhada aqui abaixo:

4 curtidas