Quem tem direito a receber o auxílio-doença?

Eu trabalho registrado há mais de um ano e recentemente sofri um acidente que me deixou afastado do trabalho. Estou querendo saber quem exatamente tem direito a receber o auxílio-doença do INSS. Quais são os critérios que preciso cumprir para poder solicitar esse benefício?

4 curtidas

O auxílio-doença é um dos principais benefícios do INSS** . Ele serve para quem teve um problema de saúde e não vai poder trabalhar por um tempo.

6 curtidas

Olha, você tem direito ao auxílio-doença se cumprir alguns requisitos. Primeiro, como já trabalha registrado há mais de um ano, já está com a “qualidade de segurado” garantida.

Outro ponto é que precisa ter contribuído por, no mínimo, 12 meses, o que já deve estar tranquilo no seu caso.

Depois, o INSS exige que você passe por uma perícia médica. Eles vão avaliar se o seu acidente realmente te impede de trabalhar por mais de 15 dias seguidos. Se a perícia confirmar isso, aí sim você pode receber o auxílio.

Ah, e só precisa garantir que não esteja recebendo outros benefícios, como aposentadoria, no momento da solicitação.

6 curtidas

Eu consegui o auxílio-doença porque, depois do meu acidente, cumpri todos os critérios. O primeiro é estar registrado e contribuindo com o INSS, o que no meu caso já acontecia há mais de um ano.

Além disso, eu passei pela perícia médica que confirmou que eu estava incapaz de trabalhar por mais de 15 dias.

6 curtidas

Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.

5 curtidas

Consegui o auxílio-doença porque, além de estar contribuindo com o INSS há mais de um ano, passei pela perícia médica, que confirmou minha incapacidade temporária para o trabalho. Como eu cumpri o tempo mínimo de contribuição e estava afastado, o benefício foi aprovado.

Te recomendo verificar esses outros tópicos aqui abaixo:

5 curtidas