É melhor parcelar a dívida ou pagar à vista com desconto?

Qual estratégia ajuda mais a recuperar o score e reorganizar a vida financeira?

6 curtidas

À vista, com certeza. Dá uma olhada nas propostas e tenta negociar. O score volta mais rápido e você se livra.

Mas se o que cabe na sua realidade é a parcela, vai sem medo. O importante é pagar a dívida e ir se organizando.

Boa sorte! :wink:

5 curtidas

Oi, Carolina! Vou te dizer o que funcionou pra mim pra chegar a uma conclusão.

• Comparação: coloque no papel o valor total da dívida, o desconto para pagamento à vista e a opção de parcelamento. Assim você consegue visualizar melhor o que cabe na sua realidade.

• Analisar a minha realidade: veja quanto tem disponível hoje sem encostar no dinheiro do essencial do mês (aluguel, contas, alimentação, transporte), porque pagar à vista e ficar sem fôlego não adianta nada

• Tenho o valor a vista? Se sim, eu escolheria quitar com desconto, pois fecha a pendência mais rápido e costuma sair mais barato no total

• Se não? Se eu não tiver esse valor com segurança, eu iria para o parcelamento, mas só se a parcela ficar confortável no orçamento, porque o que mais pesa para recuperação do score é cumprir o acordo sem atrasar

• Eu escolheria o menor prazo que eu conseguir pagar com tranquilidade, porque prazo longo é terrível! Parece que não acaba nunca

• Antes de fechar o acordo, eu confirmaria como vai ficar o registro: se vai constar como dívida renegociada e quitada ao final, e em quanto tempo a empresa dá baixa

• Assim que a dívida estiver negociada, eu colocaria as parcelas em débito automático ou agendamento, porque um atraso por esquecimento derruba todo o esforço

• No mês seguinte, eu começaria a reconstruir uma reserva, nem que seja pequena. O score melhora mais quando você para de depender de crédito para emergências

• Eu manteria o CPF limpo de novas pendências e pagaria contas básicas em dia

• Se eu quitei à vista, eu evitaria pegar novo crédito logo em seguida só para testar, porque o score reage com o tempo e com histórico, não com pressa

O Serasa tem um artigo legal sobre isso, dá uma olhada: Parcelar dívida ou pagar à vista: o que é melhor? | Blog Limpa Nome

Meu conselho é: à vista com desconto é melhor quando não te deixa vulnerável, e parcelar é melhor quando você garante que vai pagar em dia.

6 curtidas

Eu optei por parcelar a dívida porque não tinha o valor total :sweat_smile:

Foi a alternativa mais viável dentro da minha realidade e evitou que eu me enrolasse ainda mais, já que eu consegui ajustar as parcelas dentro do meu orçamento.

Pra recuperar o score o jeito é pagar tudo em dia, não tem segredo. Mesmo com a dívida ainda em andamento, o fato de estar sendo paga corretamente já conta pontos positivos.

Aqui no fórum tem alguns outros tópicos que podem te ajudar:

5 curtidas

Pra mim, o que mais ajudou o score foi negociar e cumprir o acordo. Já parcelei e deu certo porque mantive disciplina nos pagamentos. O importante é escolher a opção que você consegue manter até o final :+1:

5 curtidas