Estou endividado e minha renda é limitada. Como posso renegociar minhas dívidas de uma maneira que eu realmente possa pagar?
Fabiola, no ano passado, o Governo Federal lançou o programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil. Ele tem algumas etapas, que permite que pessoas com baixa renda possam renegociar suas dívidas com altos descontos.
Tem a possibilidade de renegociar dívidas de serviços básicos (água, luz, telefone) e outros tipos de dívidas, como lojas e tal. É uma boa saída, acabei lendo que muitos brasileiros conseguiram boas condições de pagamento, com parcelamento e descontos altíssimos, de tipo, 90% do valor total.
Mas precisa ver quais são as regras para participar agora, porque a dívida tinha que ter vencido até 2022 eu acho. Você pode ver mais coisas no portal do Desenrola
O Desenrola é uma boa mesmo - mas tem que ver se ele ainda está no ar. Não sei informar isso, mas sei que ele ajudou diversos brasileiros a conseguirem renegociar.
Além dele, também é uma boa você dar uma olhada no Serasa ou no SPC. Principalmente o Serasa, eu já usei, e conseguir renegociar uma dívida bem alta em um valor BEM MAIS em conta (tipo, era R$ 1.000, acabei pagando R$ 100) e com condição de parcelamento que coube no meu bolso e não prejudicou o meu orçamento.
Me ajudou bastante e agora não tenho mais o nome sujo, que era algo que me tirava o sono
Quando tive uma dívida alta por causa de um problema com o meu carro, não consegui realizar o pagamento do meu cartão e virou uma bola de neve, muitas dívidas e foi tenso. O que eu fiz foi entrar em contato diretamente com o credor para tentar negociar. Demorou, mas eu consegui uma condição melhor.
Por isso, pra mim, ir diretamente ao credor ANTES de optar pelos programas tipo o Desenrola ou usar o Serasa, pode te trazer benefícios, como por exemplo:
- Redução do valor da dívida: Negocie um valor total da dívida menor que o original.
- Diminuição dos juros: Negocie taxas de juros menores para reduzir o valor total pago ao longo do tempo.
- Aumento do prazo de pagamento: Negocie um prazo maior para pagar a dívida, dividindo-a em parcelas menores.
- Consolidação de dívidas: Negocie a junção de várias dívidas em um único pagamento, o que pode facilitar o gerenciamento e reduzir os juros.
Disso aqui ainda tem outra coisa MUITO importante de falar!!
Ao entrar em contato direto com o credor, veja se as condições que eles oferecem são melhores do que as que você já paga hoje. Por exemplo, se a taxa de juros é menor ou se aumentou, se as condições de parcelamento cabem no seu orçamento (já que você não pode comprometer uma grande parcela dos seus recebimentos por conta disso) e etc
Não é só renegociar com o credor, é ser inteligente e ver se eles realmente estão oferecendo melhores condições ou não. Aqui no fórum tem um tópico voltado a esse tema de credores, acho que vale a leitura para complementar:
Um passo bastante importante antes de você realizar a renegociação - seja pelos programas, seja direto com os credores - é reorganizar a sua vida financeira. Não adianta você ir atrás de rever seus pagamentos se você não souber o quanto de dinheiro tem disponível para pagar pelas suas dívidas. Faz sentido?
Por isso é bom reorganizar financeiramente sua situação antes de ir atrás de propostas novas para pagamento das dívidas. Entenda qual é o seu orçamento máximo para esse pagamento, que não vai comprometer o restante das suas contas, e aí sim aceite uma proposta.
Alguém aqui já usou o Desenrola?? Eu já vi dele antes, mas nunca fui atrás… Não sei se funciona mesmo e não sei se conseguiria renegociar minhas dívidas
@fabiolaermelindo eu ajudei a minha mãe a realizar a renegociar algumas dívidas dela com o Desenrola. Ela é aposentada, foi empregada doméstica a vida inteira e acabou se enrolando há alguns anos com umas contas de luz e água da casa dela…
Pela faixa de renda dela (que acho que era até 2 salários mínimos, não lembro), a gente conseguiu renegociar e conseguiu um valor bem atrativo para o pagamento, que eu ajudo ela a fazer para não ter inadimplência de novo
Além disso, o nome dela já está limpo, então pra mim, foi uma boa negociação