Bancos perdoam dívidas depois de quanto tempo?

Existe mesmo “perdão” de dívida ou isso é mito?

5 curtidas

Olha @CarolinaPeixoto, pelo que eu já vivi, banco não “perdoa” dívida assim fácil, não. O que acontece é que depois de uns 5 anos a dívida pode caducar no Serasa/SPC e sair do seu nome, mas isso não quer dizer que ela deixou de existir. Eu mesmo já tive uma dívida que sumiu do meu CPF depois desse prazo, mas o banco continuava mandando proposta de acordo. Então perdão mesmo, eu nunca vi.

5 curtidas

Eu achava que depois de 5 anos a dívida simplesmente sumia, mas descobri que não é bem assim.

O que prescreve é a cobrança judicial e a negativação, mas a dívida continua existindo internamente no banco.

Inclusive, quando tentei abrir conta de novo na mesma instituição, tive problema por causa dessa dívida antiga. Então mito total esse negócio de perdão.

Esse vídeo me ajudou a entender mais sobre na época:

5 curtidas

Já trabalhei na área financeira e posso dizer que banco dificilmente perdoa dívida. O que acontece é que eles vendem a dívida para empresas de cobrança depois de um tempo.

Aí essas empresas ligam oferecendo desconto. Às vezes o valor fica tão baixo que parece perdão, mas na verdade é estratégia pra recuperar algo que já consideravam perdido.

Inclusive, tem um vídeo de um gerente de banco que explica direitinho como isso funciona, mostrando os bastidores desse processo de venda da dívida e os descontos oferecidos depois:

6 curtidas

Eu consegui um “perdão”, mas foi num caso bem específico. Fiz um acordo, paguei algumas parcelas e depois entrou uma campanha de quitação com valor simbólico. Mas isso não foi automático, precisei negociar.

Pelo que eu entendi, banco só perdoa mesmo em situações muito específicas ou por erro administrativo. Fora isso, é negociação e desconto, não perdão de verdade.

5 curtidas

Tive essa dúvida há um tempo atrás e, procurando aqui no Net Dinheiro, encontrei alguns tópicos que me ajudaram a entender melhor como isso funciona na prática.

5 curtidas