Depois de 5 anos a dívida some mesmo?

A dívida prescreve ou apenas sai dos órgãos de proteção ao crédito?

8 curtidas

Oi, Luis! Já passei por isso e fui atrás de informação. Depois de 5 anos, a dívida não “some”. Ela sai dos órgãos de proteção ao crédito, tipo SPC e Serasa, mas a dívida continua existindo. A empresa ainda pode cobrar, só não pode mais negativar por ela.

8 curtidas

Pelo que eu aprendi conversando com um advogado, a dívida pode prescrever em 5 anos para cobrança judicial, dependendo do tipo. Só que isso não quer dizer que ela desaparece. Ela só não pode mais ser cobrada na Justiça depois do prazo.

8 curtidas

Fiquei nessa mesma dúvida um tempão, Luis. Depois de pesquisar mais sobre, li que, após 5 anos, a dívida sai do Serasa, sim. Só que não quer dizer que foi perdoada. A empresa ainda pode tentar cobrar por outros meios.

8 curtidas

Eu já renegociei uma dívida com mais de 5 anos. Ela já tinha saído dos órgãos de proteção ao crédito, mas ainda existia. Então, ela não prescreve no sentido de sumir, só perde o efeito de negativação pública.

8 curtidas

No meu caso, completou 5 anos e meu nome saiu do SPC. Foi automático. Mas quando fui pedir crédito, a empresa ainda constava a pendência no sistema interno deles. É bom saber sobre essa questão para não ter surpresas no futuro.

8 curtidas

Eu já tive essa dúvida e fui pesquisar a fundo porque também achava que depois de 5 anos a dívida simplesmente desaparecia. A verdade é que não é tão simples assim. Existe uma diferença importante entre prescrição da dívida e retirada do nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Depois de 5 anos, a dívida prescreve?

Na maioria dos casos, dívidas prescrevem em 5 anos para cobrança judicial, segundo o Código Civil. Isso significa que, depois desse prazo, a empresa perde o direito de entrar na Justiça para cobrar. Mas atenção: prescrever não quer dizer que a dívida deixa de existir. Ela continua registrada internamente pela empresa. O que muda é que não pode mais haver cobrança judicial.

A dívida some do Serasa e SPC?

Sim. Após 5 anos da data de vencimento, a dívida deve sair automaticamente dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Isso limpa seu nome nesses sistemas. Porém, a dívida continua existindo entre você e a empresa. Ela só não pode mais gerar negativação depois desse prazo.

A empresa ainda pode cobrar depois dos 5 anos?

Pode, mas com limites. Mesmo depois da prescrição, a empresa ainda pode entrar em contato para tentar um acordo. O que ela não pode fazer é constranger, ameaçar ou cobrar judicialmente se o prazo já tiver passado. Muita gente acha que é ilegal cobrar depois de 5 anos, mas não é — o que não pode é ultrapassar os limites da lei.

Resumindo: depois de 5 anos, a dívida sai do Serasa/SPC e, em muitos casos, prescreve para cobrança judicial. Mas ela não desaparece magicamente. Se for possível, negociar ainda costuma ser o melhor caminho para evitar dor de cabeça no futuro.

8 curtidas

Então, Luis, eu também achava que apagava tudo depois de 5 anos, mas não é bem assim. O que acontece é que o nome fica limpo nos birôs de crédito. A dívida não deixa de existir automaticamente. Vale negociar mesmo depois desse prazo.

8 curtidas

Pesquisei bastante sobre o assunto e eu entendi que, depois de 5 anos, a dívida pode prescrever para cobrança judicial em muitos casos. Ela também sai do Serasa/SPC, mas a dívida não deixa de existir magicamente. Se puder, tente negociar, sempre sai mais barato do que apenas ignorar.

8 curtidas