A aposentadoria por idade pode ser cumulada com outros benefícios?

Posso acumular a aposentadoria por idade com outros benefícios do INSS, como pensão por morte ou auxílio-doença? Alguém já passou por isso?

5 curtidas

A aposentadoria por idade pode ser acumulada com outros benefícios, desde que sejam de regimes diferentes. No entanto, existem restrições, como a proibição de acumular auxílio-acidente com aposentadoria.

4 curtidas

A aposentadoria por idade pode, sim, ser acumulada com outros benefícios, mas há algumas restrições e regras específicas, especialmente após a Reforma da Previdência.

Com a nova legislação, a Emenda Constitucional nº 103/2019 adicionou o art. 24, que detalha e especifica as possibilidades de acumulação de benefícios, principalmente para pensão por morte.

A Reforma trouxe as seguintes mudanças:

Acumulação de pensões por morte

Agora é permitida a acumulação de pensões por morte deixadas por cônjuges ou companheiros, desde que sejam de regimes de previdência diferentes (como regime próprio e Regime Geral de Previdência Social - RGPS) ou decorrentes de atividades militares, conforme os artigos 42 e 142 da Constituição.

Regras de Cálculo

Ao acumular benefícios, o segurado poderá receber o valor integral do benefício mais vantajoso.

Direito Adquirido

Quem já havia cumprido os requisitos para a concessão de dois benefícios acumuláveis antes da Reforma pode manter o direito à forma de cálculo anterior, ou seja, sem a aplicação das novas faixas de redução.

Essas mudanças foram positivas em alguns casos, ampliando as possibilidades de acumulação de benefícios, como a permissão de múltiplas pensões quando os cargos do instituidor são acumuláveis.

5 curtidas

Sim, é possível acumular a aposentadoria por idade com a pensão por morte, mas há regras específicas.

4 curtidas

Com a Reforma da Previdência, algumas combinações de benefícios são permitidas e outras não.

Pensão por morte pode ser acumulada com aposentadoria por idade, mas com redução no valor do segundo benefício.

4 curtidas

Minha mãe passou por isso recentemente e conseguiu acumular a aposentadoria com uma pensão.

4 curtidas

Fiquei sabendo que a Reforma da Previdência permite acumular alguns benefícios, mas não todos. Um amigo tentou acumular aposentadoria e auxílio-doença e não conseguiu.

4 curtidas

Sim, é possível acumular aposentadoria com a pensão por morte, mas tem redução no valor de um dos benefícios.

2 curtidas

Minha experiência foi positiva, mas deu trabalho. Solicitei o acúmulo de aposentadoria com pensão por morte, e após a análise, eles aplicaram uma porcentagem ao valor da pensão.

4 curtidas

@julioxavier, recomendo olhar esses tópicos aqui, me ajudaram muito:

4 curtidas