Vale a pena usar limite do cartão como reserva de emergência?

Já ouvi gente dizendo que não precisa ter reserva se tiver limite alto no cartão. Isso faz sentido ou é uma armadilha perigosa?

10 curtidas

Na minha visão, isso é uma armadilha sim. Limite alto no cartão não é dinheiro seu, é dinheiro emprestado. Se usar em uma emergência, depois vem a fatura com juros pesados.

9 curtidas

Oi, Simone! Olha, limite de cartão pode até quebrar um galho, mas reserva é segurança. Uma é dívida, a outra é proteção.

9 curtidas

Uso cartão normalmente, mas só fico tranquila porque sei que tenho dinheiro guardado se algo der errado.

9 curtidas

Depender só de limite alto é perigoso. Juros do cartão são altos demais pra tratar como plano B.

10 curtidas

Simone, eu já acreditei nisso e me arrependi. O cartão de crédito até ajuda no curto prazo, mas não dá a tranquilidade que uma reserva de verdade dá.

9 curtidas

Para mim, não vale a pena usar o limite do cartão como reserva. A reserva de emergência te dá liberdade de escolha, já com o cartão, você fica refém do banco.

9 curtidas

Na minha opinião, usar o limite do cartão como reserva de emergência não é uma boa ideia. Parece prático, mas no dia a dia isso costuma virar dor de cabeça financeira.

Limite não é dinheiro seu

O limite do cartão é um empréstimo. Usar em emergência significa começar o mês seguinte já devendo, sem saber se vai conseguir pagar a fatura inteira.

Juros muito altos

Se não der para pagar tudo no vencimento, os juros do cartão são dos mais altos do mercado. Uma emergência pequena pode virar uma dívida grande rápido.

Falta de controle e falsa segurança

Ter limite alto passa a sensação de segurança, mas basta o banco reduzir o limite ou você perder renda para tudo virar um problema.

No fim das contas, reserva de emergência precisa ser dinheiro disponível e sem juros. Cartão ajuda em casos pontuais, mas não substitui segurança financeira de verdade.

10 curtidas

Se você perder renda ou tiver um gasto maior, o limite até resolve na hora. O problema aparece no mês seguinte.

9 curtidas