Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas de cartão de crédito?

Tenho várias dívidas de cartão de crédito com juros altos. Vale a pena pegar um empréstimo com juros menores para quitá-las? Quais são as vantagens e desvantagens?

11 curtidas

Oi, @thiagofreitas, tudo bem por aí? Então, cara… Vai depender do quanto você vai pagar de dívida no cartão, por ainda quanto tempo e a diferença entre as taxas de juros!

Contratar empréstimos para quitar dívidas pode ser uma boa ideia sim. Principalmente para quem não consegue mais controlar os atrasos financeiros e passou a acumular mais e mais pendências. Em cenários como esse, fazer empréstimo para resolver os débitos pode ser bem vantajoso.

Isso porque o valor dos juros importam, o de um emrpéstimo consignado vai ser menor que do cartão, com certeza.

E outra coisa: o número de parcelas depende de você, escolha a parcela que você tem certeza que consegue pagar pra não se enrolar mais ainda. Você pode fazer uma parcela menor e ter um valor maior disponível, aí se não precisar, você consegue ir amortizando.

8 curtidas

Concordo com a Clara, @thiagofreitas. Se os juros do empréstimo realmente são menores os do cartão, eu pegaria o empréstimo.

Faça a simulação do empréstimo pessoal em vários bancos, muitos (ex Nubank) possuem juros mais altos do que outros (ex Itaú). Isso varia bastante do seu relacionamento com o banco e perfil. Vale a pena conversar com o seu gerente também, ele consegue uma negociação melhor do que a opção disponível apenas no aplicativo.

Eu faria isso ao invés de ficar pagando o cartão com juros altíssimos, e valores muito altos que podem estourar o seu orçamento de outra forma.

11 curtidas

Sinceramente… Pegar um empréstimo para quitar dívidas de cartão de crédito pode ser uma solução vantajosa em alguns casos, mas é importante analisar cuidadosamente a sua situação antes de tomar qualquer decisão.

Vou deixar aqui os contrapontos, ou as “desvantagens”, de fazer essa movimentação financeira, para você refletir também.

• Novos juros: Você estará contraindo novas dívidas, o que significa que terá que pagar juros sobre o valor do empréstimo.
  • Risco de se endividar ainda mais: Se você não for cuidadoso com o seu orçamento, pode acabar se endividando ainda mais ao pegar um empréstimo.
  • Custos adicionais: Alguns empréstimos podem ter taxas adicionais, como taxa de abertura ou taxa de análise de crédito.
  • Tempo para quitar a dívida: Mesmo que você consiga um empréstimo com juros baixos, ainda levará tempo para quitar a dívida.

Porém, é o que a galera falou… Se os juros do cartão forem maiores que o do empréstimo, talvez valha a pena, sim.

7 curtidas

Olha, vou deixar um exemplo - acho até que antigo - sobre a diferença de pagamento de juros entre uma dívida do cartão e de um empréstimo, pelo Sicoob. Só para você ver a diferença e conseguir entender melhor quais as condições que você pode conseguir em negociações.

10 curtidas

Valeu! A dívida é no Nubank, então sepá pegar o empréstimo por lá não vai rolar também… Até porque é o que você disse, as taxas de juros são muito altas! Vou procurar outros bancos também para ver as opções

9 curtidas

Sim, talvez não seja melhor manter… E talvez também, o empréstimo seja a melhor opção com a dívida no CC no Nubank, porque eles cobram taxas abusivíssimas!! Vi muito já no X/Twitter que a galera que tinha R$ 800 em dívida e tornou papo de R$ 200 mil… Aí renegociou depois de um tempo e pagou valores baixos - mas aí vai ferrar o seu score por tempo indeterminado.

Então aí nesse caso acredito que o empréstimo seja o melhor mesmo, viu?

7 curtidas

Hm… É uma boa forma de ver mesmo. Mesmo que eu não faça pelo Sicoob, e as taxas dos outros bancos sejam maiores, ainda assim é uma boa forma de visualizar que talvez seja melhor mesmo!! Valeu @IgorPereira

9 curtidas