Vi algumas opções mais baratas usadas. É seguro ou pode dar problema depois?
Se você garantir que foi transferida pro seu nome, fica tudo bem. Geralmente as operadoras não proíbem e nem dificultam esse tipo de aquisição. Dá pra fazer tudo pelo app
Eu cheguei a comprar uma maquininha usada e, no começo, funcionou normal. Mas depois de um tempo começou a dar erro de conexão e travar em algumas vendas. Como não tinha garantia, acabei ficando no prejuízo e tive que comprar outra.
Outra coisa que percebi é que algumas empresas bloqueiam maquininhas antigas ou exigem atualização que nem sempre funciona direito. Depois disso, passei a preferir comprar direto da operadora, mesmo pagando um pouco mais, só pra ter essa segurança mesmo ![]()
Na minha opinião, não vale muito a pena comprar usada. Hoje em dia várias empresas oferecem maquininha nova com preço baixo ou até gratuita dependendo do plano. A diferença de preço muitas vezes não compensa o risco.
Aqui na comunidade tem uma categoria só falando de maquininhas de cartão. Acho que esses tópicos aqui podem te ajudar a decidir o melhor aparelho também:
https://netdinheiro.com.br/t/qual-maquininha-funciona-sem-celular-e-sem-wi-fi/116069
https://netdinheiro.com.br/t/quais-bandeiras-de-cartao-sao-aceitas-pelas-maquininhas/115538
https://netdinheiro.com.br/t/qual-a-melhor-maquininha-de-cartao-para-comprar/113045
Acho que vale a pena você considerar alguns pontos antes de comprar uma maquininha-de-cartão usada.
Eu até entendo a ideia de economizar, mas pode trazer alguns problemas escondidos. Bateria viciada, desgaste no leitor de cartão e falhas de sistema são bem comuns por causa do tempo de uso.
VANTAGENS
- Preço baixo: é a principal vantagem porque pode custar bem menos;
- Economia: ideal para quem está começando ou precisa de um equipamento com baixo custo;
- Fácil de encontrar: é possível achar em revendas ou com outros empreendedores;
- Modelos antigos ainda funcionam: modelos descontinuados podem ser eficientes e compatíveis com o mercado atual.
DESVANTAGENS
- Sem garantia: a maioria não conta com suporte do fabricante;
- Defeitos: pode haver falhas escondidas ou problemas no funcionamento;
- Compatibilidade reduzida: alguns modelos mais antigos podem não aceitar todas as bandeiras ou tecnologias atuais;
- Transferência de titularidade: nem todas as operadoras facilitam esse processo, o que pode gerar dificuldades no uso.
Você pode alugar uma maquininha em vez de comprar usada. Várias operadoras oferecem a opção, principalmente para quem tem volume maior de vendas ou quer mais suporte. Vou te falar as principais que eu já vi:
| Operadora | Perfil mais comum | Diferencial |
|---|---|---|
| Cielo | Empresas médias e grandes | Suporte completo e ampla rede |
| Rede (Itaú) | Lojas físicas e comércios | Integração com conta Itaú |
| Getnet | Negócios com bom faturamento | Condições para clientes Santander |
| Stone | Pequenos e médios negócios | Atendimento próximo e suporte rápido |
| SafraPay | Empresas e clientes do banco | Benefícios vinculados ao Banco Safra |
PagSeguro, Mercado Pago e SumUp normalmente focam mais em venda da maquininha (sem mensalidade), e não aluguel tradicional. Por isso, são mais populares entre autônomos e pequenos vendedores.
Eu já vi um caso de maquininha usada que ainda estava vinculada a um contrato antigo com taxas diferentes. Nem sempre dá para alterar as condições comerciais facilmente, e isso pode impactar no quanto você paga por venda. Às vezes você compra achando que está economizando no aparelho, mas acaba pagando mais caro nas taxas depois.
Já pesquisou sobre outros tipos de recebimento além da maquininhas? Hoje tem tantas formas de pagamento que adquirir a maquinha pode não ser vantajoso.
Recomendo esse vídeo pra entender melhor: