Estou pensando em abrir uma conta poupança para meu filho recém-nascido e gostaria de saber se isso é uma boa maneira de começar a planejar seu futuro financeiro.
Esses dias eu tava lendo sobre finanças aqui no Fórum e acabei dando de cara com esse post aqui:
Pelo que eu entendi durante a leitura, a poupança pode ser boa, mas ela não faz muitos milagras com o seu dinheiro. É um local seguro, principalmente se você optar pelos bancos tradicionais… Mas o dinheiro rende bem pouco, e existem outros investimentos que podem aumentar o valor em um tempo menor, com as taxas de rendimento. Acho que vale a leitura e a reflexão!
Na minha opinião, aém de ser uma forma de garantir oportunidades no futuro, abrir uma conta poupança para os filhos é também uma maneira de ensinar os pequenos o valor do dinheiro , para que eles possam dar continuidade a esse projeto quando adultos.
Se o objetivo é poupar dinheiro para garantir um bom futuro para seus filhos, o ideal é investir em soluções que ofereçam segurança e boa rentabilidade durante anos, como outras opções de renda fixa, igual o pessoal já falou acima!! Acredito que, dentre as opções que existem hoje no mercado, as melhores são:
- Tesouro Direto
- CDB
- LCI e LCA
- Debêntures
- Previdência Privada
Inclusive tem um conteúdo bastante interessante sobre previdência privada aqui no fórum, que abriu minha mente… Antes eu nem pensava nela como uma opção de investimento a longo prazo para substituir a poupança, sinceramente:
Sim! Eu já li aqui mais sobre os tipos de investimentos também, pode abrir os horizontes para aprender mais sobre o assunto e ir além da básica conta poupança:
Eu acredito que já colocaram bastante coisa aqui… Mas uma coisa é fato: o ato de poupar para o futuro do seu filho é, de fato, algo que vale a pena! É sempre um dinheiro que ficará lá separado para alguma emergência ou intercorrência… Mas, como falaram já, talvez a conta-poupança seja a melhor opção.
Eu fiz uma aplicação no Tesouro Direto pro meu filho há uns 5 anos e, de fato, rendeu muito mais do que renderia a poupança e não tive nenuhm problema quanto a segurança do dinheiro guardado. Está rendendo tudo corretamente!