Quais são os benefícios de abrir uma conta poupança para meu filho?

Estou considerando abrir uma conta poupança para meu filho e gostaria de entender seus benefícios.

1 curtida

Olha, sobre a poupança em si, não sei se seria o melhor tipo de investimento, por não render tanto quanto outros tipos de aplicação. No entanto, a ideia de poupar dinheiro para o futuro dele é ótima! Eu fiz outro tipo de aplicação para as crianças, porque pensei nos seguintes pontos:

  • Fundo de emergência: A conta poupança pode servir como um fundo de emergência para seu filho, ajudando-o a lidar com imprevistos no futuro, como consertos no carro ou viagens inesperadas.
  • Educação: A conta poupança pode ser utilizada para guardar dinheiro para a educação do seu filho, como mensalidades escolares, cursos extras ou material didático.
  • Entrada para um imóvel: No futuro, a conta poupança pode ajudar seu filho a dar entrada em um imóvel ou financiar um carro, facilitando a realização de seus sonhos.
1 curtida

Esse vídeo aqui tem bastante informação sobre a “poupança” para as crianças:

1 curtida

Olha, atualmente a poupança rende 0,5% ao mês mais TR, quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano . Quando a Selic for menor que 8,5%, a caderneta sempre vai render 70% do valor anual da Selic acrescido da TR.

O que isso quer dizer?

Que talvez seja melhor você optar por outros tipos de investimentos para que o dinheiro que você depositar mensalmente, possa render mais! Por exemplo, alguns tipos de investimentos válidos e que rendem mais que a poupança são:

  • Tesouro Direto
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • Fundos de Investimento
  • Ações

Aqui no Fórum tem vários tópicos relacionados que podem te ajudar:

1 curtida

A conta poupança do seu filho pode prepará-lo para o futuro, fornecendo-lhe uma base financeira sólida. Com o tempo, ele aprenderá sobre juros, investimentos e como fazer seu dinheiro crescer, preparando-o para tomar decisões financeiras inteligentes e alcançar seus objetivos.

Eu preferi a poupança mesmo, ainda que renda menos, porque, pra mim que não entendo tanto sobre investimentos, foi uma escolha mais “segura” de investimento. Mas acredito que existam outras opções.

Fiz a poupança vinculada a minha conta, em nome dele, no Itaú, o banco que já uso há anos e, até o momento, não tive grandes problemas.

1 curtida

Olha, a previdência infantil chamou mais a minha atenção do que a poupança. Talvez seja legal dar uma olhada, essa discussão aqui pode te ajudar:

https://netdinheiro.com.br/t/vale-a-pena-contratar-um-plano-de-previdencia-infantil/113985/4

1 curtida