Acabei de dar entrada no seguro-desemprego e gostaria de saber quanto tempo leva para eu receber a primeira parcela. Alguém tem experiência com isso?
Até 30 dias
A primeira parcela do Seguro Desemprego é recebida em até 30 dias após a entrada no benefício.
Se tudo correr certo, e você não tiver que entrar com nenhum recurso do Seguro Desemprego, em 30 dias contados da data de entrada do benefício, você começará a receber o benefício.
Pode haver algum atraso em relação a feriados e fins de semana, ou até greves de servidores públicos, mas esse é o prazo geralmente estabelecido para o recebimento da primeira parcela.
Olá
Quando você dá entrada no seguro-desemprego, o tempo para receber a primeira parcela pode variar um pouco.
Geralmente, o pagamento ocorre em até 30 dias após a solicitação ser aprovada. Esse prazo começa a contar a partir da data em que o pedido foi processado pelo sistema do governo.
Se você fez a solicitação pela internet ou presencialmente no posto de atendimento, fique de olho no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no site do Ministério do Trabalho para acompanhar o status. Alguns casos podem ser mais rápidos, e você pode receber antes dos 30 dias.
Nesse vídeo aqui você consegue esclarecer toda sua dúvida . Dá uma olhada.
@Otavio, Eu recebi minha primeira parcela do seguro-desemprego em cerca de 20 dias após fazer a solicitação. Fiz o pedido online, e acompanhei tudo pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Pode variar um pouco, mas no meu caso foi bem tranquilo e mais rápido do que eu esperava.
Oi, pessoal!
Eu recebi minha primeira parcela do seguro-desemprego depois de uns 15 dias. Fiz a solicitação presencialmente e depois acompanhei pelo aplicativo.
Foi bem mais rápido do que o prazo de 30 dias que costumam informar.
Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:
Pessoal, tem algum jeito de acompanhar o status do meu pedido de seguro-desemprego? Quero saber se já foi aprovado.
Sim, dá pra acompanhar pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo site do Ministério do Trabalho. Eu fiz assim e consegui ver todo o processo até o pagamento. É só entrar com seu CPF e lá já aparece o status. Bem prático!
Eu acompanhei o meu pelo app Carteira de Trabalho Digital, e é bem fácil de usar. Outra opção é acessar o site Gov.br e consultar por lá. Dá pra ver se já foi aprovado e até a previsão de pagamento das parcelas.